bolsa-de-valores-b3-site-r7

Resultado da B3

A B3 (B3SA3) divulgou nesta quinta-feira (17), após o fechamento do mercado, o seu resultado operacional de agosto. Os números vieram de regulares a bons, com mais um forte crescimento do volume médio diário (ADTV) negociado no segmento listado de ações (Bolsa) de 31,4 bilhões de reais, aumento de 59,1 por cento em relação ao mesmo período de 2019 e de 6,9 por cento na comparação com o mês de julho.

O número de investidores ativos fechou o período muito próximo aos 3 milhões, o que representa crescimento de 119 por cento na comparação anual e 4,7 por cento na comparação mensal (aumento de 135 mil novos investidores em agosto).

Além disso, a companhia noticiou também nesta quinta-feira (17) a redução nos lotes-padrão de algumas categorias de produtos: os BDRs Não Patrocinados Nível I, ETFs de renda variável e as Opções sobre ETFs de renda variável passarão de 10 para 1 unidade, enquanto os BDRs Patrocinados Nível II ou III passarão de 100 unidades para 1 unidade. A mudança passa a valer a partir do dia 28 deste mês.

O resultado operacional de agosto da B3 foi de regular a bom. Com isso esperamos impacto levemente positivo no preço das ações da B3 (B3SA3) no curto prazo, também impulsionados pela i) notícia da redução nos lotes-padrão dos BDR’s e ii) performance abaixo do Ibovespa (underperform) das ações nos últimos 30 dias, com queda de 8,3 por cento contra queda de 1,9 por cento no índice.

O volume financeiro médio diário (ADTV) segue crescendo a taxas anuais elevadas devido à mudança na cultura de investimento do brasileiro e ao maior acesso ao conteúdo financeiro, ancorados pelo ambiente transformacional de um juro real de curto prazo muito próximo a zero e pela democratização do acesso à informação por meio da internet. Contudo, acreditamos que as elevadas taxas de crescimento dos volumes (e consequentemente das suas receitas e lucros) já estão no preço das ações B3SA3.

Segundo dados da Anbima, até agosto a captação líquida dos fundos de ações foi de 61 bilhões de reais, o que corrobora com o aumento do ADTV e a tese de investimentos em B3. O saldo total de fundos de investimento em ações (FIA) era de 516 bilhões de reais ao final de agosto de 2020, equivalente a 9 por cento do total da indústria de fundos no Brasil.

O aumento no volume de ofertas públicas iniciais (IPO) também tem potencial de atrair mais investidores para a bolsa, além de ser uma fonte de receita para a B3 já que as empresas pagam para ter acesso ao mercado. São quase 50 prospectos preliminares registrados na CVM de companhias interessadas em abrir seu capital.

Quanto a redução nos lotes padrão dos BDR’s avaliamos como positiva a mudança, pois o volume financeiro necessário para a Pessoa Física adquirir um lote é, até o momento, praticamente proibitivo, o que reduz de forma considerável a liquidez desta classe de ativo no Brasil.

Acreditamos que a B3 vai liberar o acesso aos BDR’s para investidores não qualificados a partir de outubro. Dessa forma, esperamos um aumento relevante no volume financeiro médio diário (ADTV) nesta classe de ativos a partir de outubro.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel