A Alphabet, dona do Google (GOOG), divulgou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram bons, acima do esperado em termos de receita líquida e de lucro por ação.
A receita líquida no período foi de 55,3 bilhões de dólares, aumento de 34 por cento na comparação com o 1T20 (32 por cento desconsiderando oscilações cambiais) e 7 por cento acima das expectativas. O destaque foi a receita com o YouTube, dentro do segmento de publicidade e do Google Cloud.
Margens: o Custo de Aquisição de Tráfego – principal componente dos custos diretamente associados à receita de publicidade – caiu de 22,1 por cento para 21,7 por cento em percentual da receita. Além disso, a margem operacional saltou de 19 por cento para 30 por cento na comparação anual.
O lucro por ação foi de 26,29 dólares, bem acima do esperado, que girava na casa dos 15,80 dólares. A geração de caixa livre (diferença entre o caixa gerado pelas operações e os investimentos em bens de capital) foi de 13,3 bilhões de dólares. No 1T21, a companhia recomprou 11,4 bilhões de dólares em recompra de ações, 0,8 por cento do seu valor de mercado.
Por fim, ela anunciou a aprovação de um programa de recompra de ações da ordem dos 50 bilhões de dólares. A companhia possui 135 bilhões de dólares de caixa e equivalentes no seu balanço.
E Eu Com Isso?
O resultado da Alphabet foi bom e acima do esperado. Esperamos impacto positivo no preço das ações GOOG no curto prazo.
O vento segue favorável para o mercado de publicidade online, catapultado pelas medidas de isolamento social ainda praticadas em boa parte dos países no 1T21. Há uma série de tendências implícitas nos bons números da Google: home-office, e-commerce, digitalização dos negócios, redes sociais, gaming, entretenimento digital, etc.
Os números preencheram o manual de um relatório de resultados: crescimento expressivo do top-line, ganhos de eficiência na operação (margens) e geração de caixa livre com correspondente distribuição aos acionistas (através de recompra de ações).
Destaque especial para o YouTube Ads, cujo crescimento foi de 49 por cento na comparação anual e o Google Cloud, crescimento de 45 por cento. A margem operacional do segundo segue negativa, mas com melhora substancial: de -62 por cento no 1T20 para -24 por cento neste trimestre.
Receita por região: a receita na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) foi de 16,1 bilhões, crescimento de 25 por cento; na APAC (Ásia-Pacífico) foi de 10,1 bilhões, crescimento de 39 por cento. Nos Estados Unidos e nas Américas foi de 25,03 milhões e 3,1 bilhões, crescimento de 33 por cento e 44 por cento, respectivamente. Estes números estão sem efeito cambial.
O lucro por ação, embora tenha vindo bem acima do esperado, foi beneficiado por remarcações de investimentos no mercado de ações, cujo efeito-caixa é nulo. Expurgando-o do cálculo, o lucro por ação teria sido de 21,46 dólares, ainda assim acima do esperado de 15,80 dólares por ação.
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