Levante Ideias - Banco do Brasil

Renúncia no BB

O presidente do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, formalizou nesta quinta-feira (18) sua renúncia ao cargo. A Companhia divulgou fato relevante confirmando a entrega do pedido de exoneração do executivo a Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Brandão fica na instituição até o fim de março, quando será substituído, mediante aprovação, pelo atual diretor-presidente da BB Consórcios, Fausto de Andrade Ribeiro – nome indicado pela equipe econômica. Fausto é formado em administração pela Universidade Católica de Brasília com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e ocupa o cargo desde setembro de 2020 e é funcionário de carreira do Banco do Brasil.

Desde meados de fevereiro, com a crescente pressão política de Bolsonaro nas estatais, Brandão planejava deixar o comando do BB. Em janeiro, houve um atrito com o presidente da República, que reprovou um plano de medidas de reestruturação que fechava agências e instalava Programa de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários. O episódio passou, mas a relação entre Brandão e o Planalto nunca mais foi a mesma.

E Eu Com Isso?

Parecia somente uma questão de tempo até que o executivo optasse por sua renúncia. Interlocutores de Paulo Guedes buscaram convencer Brandão a permanecer no cargo, mas sua relação com o Planalto se deteriorou rapidamente e o presidente do BB entendeu que não tinha mais condições de atuar, na cadeira, da forma que achava correta.

A oficialização de sua saída deve penalizar as ações do Banco do Brasil (BBAS3) nesta sexta-feira (19), mas a indicação rápida e de um nome de carreira para substituir Brandão apazigua as perdas, na medida em que afasta a possibilidade de qualquer indicação política para o comando da estatal.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Brasil, o país do potencial | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.