reforma da previdência

Renegociação de dívidas estaduais

Na última semana de atividades legislativas de 2020, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 101/20, que muda as regras para os Estados refinanciarem suas dívidas, desde que se comprometam com ajustes fiscais em suas contas. A proposta foi aprovada por 381 votos a 57 e agora segue para o Senado.

O texto prevê novo refinanciamento de valores que deixaram de ser pagos à União por conta do refinanciamento efetuado em 2017. À época, dezoito Estados aderiram ao programa, mas somente São Paulo e Minas Gerais cumpriram o teto de gastos nesses últimos anos, o que implicaria na saída da grande maioria dos Estados do refinanciamento e aumentaria os pagamentos já em 2021. O total dos desvios das metas nos Estados que descumpriram o teto nos últimos dois anos chegou a 23,5 bilhões de reais, enquanto o estoque das dívidas gira em torno de 630 bilhões de reais.

Com o novo projeto, o prazo de adesão ao programa de pagamento (que prevê até 30 anos – antes, eram 20 – para que estados quitem suas obrigações com a União) foi reaberto e expira somente no fim de junho de 2021. Até essa data, a União não poderá revogar o prazo de refinanciamento e exigir os valores atrasados, mesmo dos estados que não cumpriram com as contrapartidas exigidas.

Além disso, o texto também autoriza governadores e prefeitos a ampliarem seus empréstimos, mediante a realização de outras contrapartidas fiscais, e que estados com maior dificuldade financeira suspendam o pagamento da dívida no curto prazo, também mediante duros ajustes nas contas públicas. Estados em situação emergencial, por exemplo, (RS, MG, GO e RJ), entrarão no Regime de Recuperação Fiscal e poderão ficar nove anos sem pagar suas dívidas com a União. Por outro lado, terão de cumprir oito medidas, entre elas privatizações, redução de 20 por cento dos incentivos fiscais, revisão do regime jurídico de servidores e criação de um regime de previdência complementar.

E Eu Com Isso?

O PLC 101/20 advém do Plano Mansueto de recuperação fiscal, um projeto robusto e necessário para combater a grave situação das contas públicas estaduais em grande parte dos entes subnacionais. O projeto aprovado é mais leniente com estados e municípios, mas ainda sim representa importante avanço para retificar suas trajetórias fiscais.

O que não pode ocorrer, porém, é a perpetuação dessas renegociações – o acordo feito com a União em 2016 foi descumprido pela maioria dos entes e, agora, foi dada uma segunda oportunidade para que ambos os lados – governo federal e governos estaduais – consigam cumprir com suas obrigações. Para continuar no programa de pagamento da dívida, governos terão de se comprometer, novamente, a não elevar despesas totais acima da inflação até 2023 – de 2016 para cá, apenas 2 dos 18 estados conseguiram cumprir a promessa.

A notícia é levemente positiva para os mercados, na medida em que traz uma nova rodada de ajustes fiscais para os entes subnacionais. Contudo, o projeto precisa do aval do Senado ainda.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais: A retomada da atividade

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.