Renan Calheiros - CPI da Covid

Relatoria da CPI da Covid

Senador pelo estado de Alagoas desde 1995 e presidente da Casa no triênio 2005-2007 e entre 2013 e 2017, Renan Calheiros (MDB) é uma das figuras mais controversas, experientes e fisiológicas da política brasileira.

Recentemente, quem acompanha a política mais de perto lembra da tentativa do senador de se eleger novamente presidente do Senado Federal em 2019, contra o então candidato Davi Alcolumbre (DEM-AP), em um pleito marcado por confusão e muita manobra política. Após o episódio, o político alagoano resolveu sair dos holofotes por um período.

Com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, porém, Renan Calheiros volta a ter papel importantíssimo tanto nos corredores de Brasília quanto para o mercado: ele será o relator da CPI que será composta por 11 senadores e terá como objetivo investigar eventuais irregularidades e omissões do governo federal na gestão da pandemia – como já pontuamos, as investigações sobre Estados e municípios terão escopo limitado.

O nome do senador foi acordado entre seus correligionários no MDB e validado pelos outros líderes, uma vez que a sigla tem a maior bancada do Senado nesta legislatura. Em contrapartida, o consenso foi de indicar o senador Omar Aziz (PSD-AM), que tem bom trânsito entre seus pares e postura apaziguadora. Esse foi o acordo construído entre a maioria dos integrantes da CPI.

No início da noite desta segunda-feira (26), porém, foi emitida uma liminar da Justiça do Distrito Federal determinando que Renan Calheiros não poderia ser relator da CPI, atendendo a um pedido da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP). Segundo a decisão do juiz Charles de Moraes, por ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal o senador não poderia participar da “eleição” que definiria a relatoria da CPI, pelo menos até a manifestação das partes envolvidas no caso.

No Senado, a decisão foi recebida com desdém: o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) divulgou nota ainda nesta segunda afirmando que a Casa não iria cumprir a decisão do Judiciário porque a matéria é interna ao Parlamento. Na manhã desta terça (27), o senador Omar Aziz afirmou que, caso eleito à presidência da CPI, irá indicar Renan Calheiros “e ponto”, complementando que não enxerga nexo na decisão do juiz. A sessão de instalação da CPI está marcada para às 10h, com eleição para presidente e vice e, em seguida, escolha do relator.

E Eu Com Isso?

O que poderia ser, supostamente, uma vitória do governo – adiando a instalação da CPI por meio de um imbróglio jurídico –, ao cabo, gerou efeitos reversos no campo jurídico e político. Em primeiro lugar, a Advocacia-Geral do Senado já prepara um recurso para derrubar a liminar em instâncias superiores, alegando que não cabe ao Judiciário interferir em assuntos de uma Casa Legislativa. Em segundo, não há eleição para o cargo de relator, logo a decisão carece de justificativas regimentais – quem o define é o presidente (esse sim, eleito) da comissão e mediante acordo político entre os integrantes.

Do lado político, a manobra frustrada torna ainda mais hostil o ambiente da CPI, em que o governo é minoria e depende de bom diálogo com o relator, Renan Calheiros, para aparar as arestas no texto final.

A CPI não será um divisor de águas para Bolsonaro, mas tem potencial para ferir sua popularidade à medida que os trabalhos avancem e a depender do tom adotado pelos seus integrantes. Buscar postergar ou interferir no acordo feito entre senadores sobre a relatoria da comissão se mostrou um cálculo político grosseiro, ainda mais tratando de um cacique político como Renan Calheiros.

Investidores devem acompanhar de perto o andar da carruagem da CPI, adicionando volatilidade aos próximos pregões, a partir desta terça (27), em função da disputa política no colegiado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: CPIs: tudo o que você precisa saber | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.