O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que espera ver o debate sobre a reforma tributária ser retomado já na semana que vem, a partir da próxima terça-feira. Em live promovida pelo banco BTG Pactual, o presidente afirmou que deve levar a pauta para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que a comissão mista que discute o tema volte a trabalhar em cima de um texto que agrade deputados e senadores.
No entanto, Maia afirmou que, caso a comissão mista atrase a volta das discussões, ele vai recomeçar o processo de diálogo em comissão na Câmara. Segundo o presidente da casa, a pandemia exige pressa sobre a reforma, tanto para reaquecer a economia quanto para sanar os problemas de insegurança jurídica advindos do sistema tributário brasileiro. Ainda, Maia deixou claro que não há espaço para o retorno de um imposto nos moldes da CPMF.
Com lideranças do Legislativo querendo retomar o tema, acredito que o avanço das discussões sobre a reforma tributária deve acontecer nas próximas semanas. Também é esperado que a equipe econômica entre de uma vez na agenda, ao mandar sugestões de mudanças para o texto original. Com o adiamento das eleições municipais de 2020, a reforma tributária deve avançar e pode até ser aprovada na Câmara ainda neste ano, sua conclusão integral ficando para o primeiro semestre de 2021.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Rodrigo Maia faz apelo por reformas