Jair Bolsonaro

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas na Medida Provisória 936/2020, já aprovada pelo Congresso Nacional.

No Congresso, foi incluído o dispositivo que permitiria ao Executivo estender a duração máxima dos acordos via decreto. Inicialmente, o prazo máximo dos acordos era de 60 dias para a suspensão do contrato de trabalho e de 90 dias para a redução de salário e de jornada – que pode ser feita em 3 modalidades: 25 por cento, 50 por cento, ou 70 por cento.

No início de julho, o governo editou decreto prorrogando os acordos por 60 dias e as reduções por mais 30 dias. Em agosto, houve nova prorrogação. Essa será a terceira vez que o programa se estende. A medida já havia sido antecipada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que considera o programa um sucesso sob a perspectiva da eficiência do gasto público – o governo já gastou 26,3 bilhões de reais neste auxílio.

A medida é positiva para a economia, mas tem pouco impacto para os ativos no pregão de hoje. A política segue como secundária, em meio ao feriado e o recesso branco do Congresso.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.