Levante Ideias - Varejo

Reabertura dos shoppings centers: 36,5 por cento já estão reabertos

Com a flexibilização das regras para retomada das atividades comerciais no Estado de São Paulo, 32 shopping centers foram reabertos nesta segunda-feira (1), todos no interior do Estado, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Com isso, a Abrasce passou a contabilizar 211 centros de compras em funcionamento em todo o País, 36,5 por cento do total. Ao todo, são 87 municípios em 14 Estados onde estes estabelecimentos tiveram sinal verde para retomada dos negócios.

A JHSJ anunciou a reabertura a partir de 1º de junho, com horário reduzido, do seu Shopping Center Ponta Negra em Manaus (AM), do Hotel Fasano Fazenda Boa Vista em Porto Feliz (SP) e do Catarina Fashion Outlet em São Roque (SP) a partir desta quarta-feira (3).

Entretanto, o limite de quatro horas desagradou lojistas e empresas administradoras de shoppings. A Abrasce pedia oito horas, mas só abrindo de quarta a domingo (segunda e terça os empreendimentos ficariam fechados).

Apesar da reabertura gradual do comércio ser uma medida polêmica pelo lado do controle à pandemia, o fato é que a reabertura dos shoppings, ainda que parcial, deve trazer impactos positivos sobre as empresas do setor com ações listadas na Bolsa de Valores como Iguatemi (IGTA3), Multiplan (MULT3), brMalls (BRML3), Aliansce Sonae (ALSO3), Cyrela Properties (CCPR3) e JHSF (JHSF3).

Na cidade de São Paulo, a reabertura do comércio deverá ocorrer somente no dia 15 de junho. De acordo com as regras de funcionamento publicadas em decreto pela prefeitura, nas quatro horas em que estiverem funcionando, os shopping centers poderão ter somente 20 por cento da capacidade de pessoas de cada centro comercial definido o seu alvará de funcionamento. Uma medida muito difícil de ser fiscalizada na prática, que vai requerer limitação do número de vagas de estacionamento.

Acreditamos que a retomada no ritmo de vendas dos lojistas dos shopping centers deverá ser lenta, com algumas lojas satélites ainda fechadas, pois o ritmo de vendas da operação de apenas 4 horas não vai compensar os custos com os empregados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Shoppings: reabertura com forte queda nas vendas (ALSO3, BRML3, IGTA3, MULT3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.