O DEM está rachado para as eleições legislativas de 2021, especialmente no que diz respeito ao apoio na Câmara dos Deputados. Enquanto a posição oficial do partido é de apoio ao sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), parte do partido já sinalizou que vai escolher o candidato Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Bolsonaro.
Os cinco deputados baianos da legenda, por exemplo, estiveram presentes em um ato de apoio a Lira. O racha envolve tanto a falta de atuação do presidente do partido, ACM Neto – que tem incomodado Rodrigo Maia – quanto pela escolha de Baleia Rossi em detrimento de Elmar Nascimento, deputado da sigla e também da terra natal da família Carlos Magalhães.
Nesse sentido, a atuação do grupo de Baleia Rossi nos próximos dias deve ser a de contenção de dissidências, tanto no DEM quanto em partidos que também declararam apoio, mas têm tido dificuldade em manter o bloco unido – caso do PSDB. Alguns interlocutores de Maia acreditam que algumas dissidências ocorreram para que deputados deixassem de perder cargos no governo, mas que esses votos (que é secreto) irão para Baleia.
No caso do DEM, são 29 deputados. Lira afirma que conta com 20 apoios deste grupo, enquanto o grupo de Baleia garante, pelo menos, 21 votos. Como pode-se observar, a disputa continua em aberto.
E Eu Com Isso?
Vale a pena ficar atento às últimas negociações entre partidos com o intuito de reforçar os apoios oficializados. Nesse momento, é comum que os candidatos envolvam cargos essenciais no Legislativo para viabilizar suas vitórias. É o caso do apoio do PDT a Rossi, que deve garantir à legenda o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara caso o emedebista saia vencedor. Sendo assim, o DEM também deve ser amplamente disputado nesta reta final, mas a tendência é que os votos dos deputados da sigla fiquem divididos, o que favorece Arthur Lira.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—
Leia também: Reta final no Congresso.