Apesar das preocupações com uma escalada maior da polarização política nas ruas do país, os protestos ocorridos neste domingo, tanto pró-governo quanto contra, não tiveram registros de confrontos ou mesmo acirramento dos ânimos entre os grupos divergentes.
As manifestações ocorreram em várias capitais do país, mas não apresentaram grande mobilização da população – a Covid-19 é um fator que pesa contra as aglomerações no momento. Em todas as cidades que registraram manifestações, houve esquema de segurança das forças policiais para que os atos ocorressem em locais diferentes, evitando a possibilidade de confronto entre os grupos.
Os protestos deste fim de semana marcam o início de mobilizações contra o governo, em um contexto onde praticamente todas as reuniões de rua eram, até agora, favoráveis ao governo. No entanto, como foi possível observar, elas têm número limitado e não devem ganhar força durante a pandemia. Assim, dificilmente haverá uma nova onda de crise política advinda das ruas.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Congresso acena para Planalto