Levante Ideias - Tania Rego

Prorrogação do auxílio

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta quinta-feira (12) que é certa a prorrogação do auxílio emergencial no Brasil caso uma segunda onda seja deflagrada. Segundo o ministro, “se houver uma segunda onda da pandemia, o Brasil reagirá como da primeira vez”, significando que o estado de calamidade pública poderá ser novamente decretado em 2021 e o auxílio emergencial recriado.

Guedes complementou que essa não é a expectativa atual do ministério, mas que o cenário está previsto pela sua equipe como uma das possibilidades. O cenário-base, ou plano A, é acabar com o auxílio no fim deste ano e retomar o Programa Bolsa Família. Sendo assim, a renovação do auxílio seria uma espécie de “plano de contingência” da equipe econômica, no caso de um cenário mais pessimista.

O ministro também deu seu diagnóstico sobre a alta nos preços, em especial do grupo de alimentos e bebidas, indicando que quando houver a “aterrissagem” do auxílio para o programa posterior, seja ele o Bolsa Família ou o Renda Brasil, a alta nos preços deve se acalmar.

O novo desenho para o programa já está pronto, com novos mecanismos de premiação de mérito para alunos com boa performance esportiva, em matemática e em física. Haverá um estímulo, também, em valor menor, para metas menos ambiciosas no braço de educação.

Os mercados acabaram se assustando com a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial em 2021. O programa, ainda que não contemplasse os 600 reais mensais, é extremamente custoso e acabou enfrentando problemas de eficiência devido à ampla gama de beneficiários registrados. O custo fiscal de mais uma rodada de auxílio, apesar de entender os riscos para as rendas familiares decorrente de uma eventual segunda onda, poderia ser extremamente danoso para a trajetória da dívida brasileira, que já está em níveis elevados.

Por isso, a partir da semana que vem, faz-se necessária uma blitz no Congresso para articular a aprovação de medidas que aliviem o momento de tensão construído no mercado financeiro. As incertezas quanto ao fiscal continuam elevadas. Para o pregão de hoje, deve haver alguma repercussão secundária dessa possibilidade de extensão do auxílio emergencial.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.