reforma da previdência

Propostas de reformas até o Carnaval

Propostas de reformas até o Carnaval

O governo, como mencionei ontem, está perto de apresentar as propostas oficiais de reforma tributária e administrativa para o Congresso. O prazo máximo é até o Carnaval. O sentimento, porém, é de que não será possível aprovar as duas reformas neste ano – o diagnóstico vem das lideranças das Casas legislativas e até mesmo de auxiliares do presidente Bolsonaro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve priorizar a reforma tributária ao longo de 2020. A proposta já está em comissão especial, já tendo sido aprovada pela CCJ. O governo deve enviar as suas sugestões de alterações para uma comissão mista (de deputados e senadores), que deve ser formada assim que o recesso parlamentar terminar (próxima segunda-feira, 3).

O nosso diagnóstico segue na mesma linha: é bastante improvável, dado o calendário de 2020, que ambas as reformas sejam aprovadas ainda este ano. Acreditamos na aprovação total de uma reforma tributária, porém. Isso deve ocorrer no segundo semestre, caso a tramitação seja bem-sucedida durante todo o primeiro semestre.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Melhora da economia, corrupção estagnada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.