A construtora Gafisa (GFSA3) divulgou, nesta segunda-feira (19), após o fechamento do mercado, seus resultados operacionais preliminares e não auditados relativos ao segundo trimestre de 2021.
Seus números vieram mistos, com destaque positivo para suas vendas líquidas, porém desapontando com um estoque mais elevado.
Em relação às suas vendas líquidas, a companhia apresentou um avanço de 39,6% na comparação trimestral, totalizando R$ 180 milhões no trimestre.
Sua taxa de velocidade de vendas, medida pelo indicador VSO, também apresentou alta de 1,4 pontos percentuais, registrando 13,1% no período.
A companhia também apresentou um aumento de 46,2% em seus lançamentos, atingindo R$ 905,5 milhões no período.
Por fim, a Gafisa também apresentou aumento de seus estoques em 22% na comparação trimestral, atingindo R$ 1,2 bilhão.
E Eu Com Isso?
A companhia apresentou melhora em suas vendas líquidas no 2T21, de R$ 129 milhões para R$ 180 milhões. Apesar de ser usual comparar 2TX1 x 2TX0 tanto nas construtoras como nas outras empresas por conta da sazonalidade, esta não se mostra a prática mais adequada para a análise, com 2T20 praticamente não existindo para as construtoras devido a explosão da covid-19 na época.
Portanto, o ideal é compararmos o 2T21 com 1T21, tendo o resultado sido melhor, apesar de o primeiro trimestre apresentar dificuldades de venda por conta do verão, férias e isolamento social em 2021.
Entretanto, vemos como ponto preocupante o estoque de R$ 1,2 bilhão, que representaria 2 anos de vendas iguais ao primeiro semestre de 2021.
Apesar de parte destes se tratar de herança da “velha” Gafisa, a “nova” Gafisa terá como desafio a venda desses imóveis.
Segundo e mais importante, o principal problema da Gafisa sempre foram as margens baixas e consumo de caixa, o que só saberemos no dia 17/agosto, após o fechamento do mercado, quando serão divulgados os resultados financeiros completos da construtora.
Nesse contexto, apesar da evolução dos resultados de vendas líquidas no trimestre, as ações da Gafisa tendem a ter uma performance neutra em relação às vendas, uma vez que os dados mais importantes para a análise do desempenho dela virão apenas em agosto, cujos números ainda não sabemos se virão animadores ou não.
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