O presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), esteve com jornalistas no último sábado (30) e comentou sobre o Banco do Brasil (BBAS3). O presidente ressaltou que cabe ao governo decidir o comando do banco estatal e ainda afirmou que apesar de ser necessário dar liberdade para o trabalho, ele não pode ser a última pessoa a saber de certas decisões. Além disso, ele também reforçou que o banco tem um viés social, indicando que lucratividade não deveria ser o único critério para o fechamento de agências.
Recentemente o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou uma série de medidas para melhorar a eficiência do banco, com o plano de demissão voluntária e o fechamento de agências entre as mais polêmicas. Segundo fontes, a medida impopular tomada por André Brandão, atual CEO do BB, irritou Bolsonaro principalmente devido a hora inoportuna do ponto de vista político, dificultando para o governo conseguir apoio nas eleições para presidência da Câmara dos deputados e do Senado.
E Eu Com Isso?
A notícia é levemente negativa para as ações do Banco do Brasil (BBAS3), uma vez que aumenta o risco tanto da saída de André Brandão do comando do banco como de uma maior interferência por parte do governo nas decisões da empresa. Acreditamos que os impactos serão limitados pois esses riscos já estão em parte esperados pelo mercado depois da última especulação de demissão de Brandão.
Do ponto de vista do banco, era ideal que o governo ressaltasse seu apoio a Brandão publicamente para acalmar os ânimos do mercado quanto a sua possível saída após os atritos com as medidas anunciadas, porém a fala do presidente reforça a instabilidade do atual comandante do banco no cargo.
Para o Banco do Brasil (BBAS3) destacamos como principais catalisadores no curto prazo os resultados dos grandes bancos: Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11). O resultado dos três bancos sai essa semana e deverá mostrar como está a recuperação econômica para o setor no final de 2020, com expectativas elevadas após os bancos americanos surpreenderam o mercado com lucros acima do esperado. O BB divulgará seu resultado do 4T20 no dia 11 de fevereiro.