Levante Ideias - Dinheiro

Precatórios vão à votação

A Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que trata dos precatórios da União e a possibilidade de limitar o pagamento das dívidas judiciais, deve ser votada em comissão especial na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19), com altas expectativas de aprovação.

Caso seja aprovada, a proposta vai para o plenário da Casa e precisará, em seguida, ser analisada por senadores. Segundo cálculos do governo, a promulgação da PEC abrirá espaço no teto de gastos constitucionais da ordem de R$ 51 bilhões, com pagamento de apenas R$ 39 bilhões em precatórios no ano de 2022.

Esse segundo montante foi calculado de acordo com o primeiro ano de pagamento dos precatórios dentro do teto de gastos (2016), corrigido pela inflação.

O efeito prático imediato no mercado de negociação desse tipo de dívida – que engloba tanto agentes do setor público quanto do privado – forçará credores a aceitar descontos maiores para antecipar recursos, assim como espera-se que a demanda por precatórios diminua drasticamente.

Por outro lado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acredita que os instrumentos propostos pela PEC devem resolver os imbróglios entre as partes (com encontro de contas, permuta de imóveis ou compra de ações de empresas públicas, entre outros) e quitar grande parte dos precatórios que ficarão fora do subteto, evitando um acúmulo de estoque no longo prazo.

O parecer da PEC foi apresentado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) no dia 7 deste mês, mas um pedido de vista acabou adiando a votação para esta semana.

A abertura dos trabalhos da comissão ocorre às 14 horas. A comissão é composta por 34 membros e a aprovação do parecer requer maioria absoluta (50% + 1, com a maioria dos membros presentes).

E Eu Com Isso?

A expectativa é de aprovação da PEC dos Precatórios na comissão especial com confortável margem (um placar possível seria ao redor de 25 votos favoráveis e o restante entre contrários e abstenções), haja vista a composição da comissão e, também, o interesse de parlamentares em abrir espaço fiscal para o Orçamento de 2022.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: CPI da Covid: o começo do fim | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.