Petrobras (PETR3/PETR4) – Pagamento do leilão do pré-sal e venda de ativos
A Petrobras (PETR3/PETR4) informou na última sexta-feira (27) que concluiu o pagamento de 34,2 bilhões de reais à Agência Nacional do Petróleo (ANP) referentes à compra de blocos no leilão do pré-sal. Foram 28,7 bilhões de reais referentes ao campo de Búzios. O restante referiu-se à totalidade do bônus de assinatura da área de Itaipu, na mesma bacia. O pagamento total foi de 63,1 bilhões de reais em 2019.
O processo de venda de ativos da Petrobras abriu caminho para a entrada de quatro empresas de petróleo internacionais: Petronas, Karoon, Trident Energy e 3R Petroleum.
As empresas compraram ativos no valor de 2,65 bilhões de dólares e irão produzir petróleo no Brasil com produção de 107 mil barris diários de óleo. Isso equivale a, segundo dados da ANP, 3 por cento da produção total de petróleo do País.
A Petronas, estatal da Malásia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo do mundo, concluiu, na última sexta-feira (27), a aquisição de 50 por cento do campo de Tartaruga Verde e o Módulo III de Espadarte, ambos na Bacia de Campos. O valor das compras foi de 950 milhões de dólares.
E Eu Com Isso?
As notícias são positivas para a Petrobras, mas esperamos impacto neutro no preço das ações (PETR3/PETR4) no curto prazo. A alta dos preços internacionais do petróleo, com preço do barril do tipo Brent em alta de 0,5 por cento, deverá impulsionar positivamente as ações da petroleira brasileira no pregão de hoje. Leia também: Megaleilão da cessão onerosa: a mãe de todos os leilões – 06/11 |