Petrobras - PETR3, PETR4 - Levante Investimentos

Petrobras (PETR3/PETR4): acionistas aprovam 10,272 bi em dividendos

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na tarde desta quarta-feira (14), os acionistas da Petrobras aprovaram a proposta de distribuição de dividendos no valor de 10,272 bilhões de reais referentes aos resultados obtidos no exercício de 2020.

O valor corresponde a cerca de 0,79 reais por ação, corrigida pela taxa Selic desde 31 de dezembro de 2020, um retorno de aproximadamente 3,2 por cento em relação ao último preço de fechamento das ações da companhia. O pagamento está previsto para ocorrer no dia 29/abr, com a data de corte até esta quarta (14/abr) e ações sendo negociadas “ex-dividendos” no dia 15/abr.

A aprovação dos dividendos foi possível pela apuração de lucro líquido contábil no ano de 2020, sobretudo pela reavaliação atuarial referente às mudanças do plano de saúde dos colaboradores da companhia, contabilizada em cerca de 7,1 bilhões de reais positivos.

E Eu Com Isso?

A volta gradual da distribuição de dividendos é uma boa notícia para a Petrobras, que indica estar em posição financeira melhor, e também é positiva para os acionistas que poderão obter um retorno da melhora financeira da companhia diretamente em suas contas.

Em meio a turbulências relacionadas à troca de comando na estatal e mudança na política de preços, uma notícia positiva emerge, podendo trazer uma leve reação positiva para as ações da companhia (PETR3/PETR4) no curto prazo.

O ponto curioso é que na manhã da realização da AGO, o Tribunal Regional Federal da 1ª região concedeu liminar favorável ao pedido da Federação Única dos Petroleiros (FUP) que visava suspender a distribuição de dividendos referentes ao resultado de 2020, por meio do pedido de suspensão de mudança na gestão dos planos de saúde dos funcionários.

Em tese, a mudança do plano de saúde tira um passivo grande da Petrobras, mudando a responsabilidade da gestão dos planos do setor de Recursos Humanos da própria companhia para uma entidade especializada, o que tende a ser positivo tanto para a companhia como para os colaboradores, estes que terão a assessoria de uma instituição especializada em tal função.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Petrobras: aumento do diesel.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom e o Fomc

Todas as atenções do mercado financeiro, tanto brasileiro quanto internacional, estarão voltadas para as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Fomc (Federal

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Mais um parecer

Após a divulgação do segundo parecer da reforma administrativa (PEC 32/2020), que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, o deputado e relator da

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.