Levante Ideias - Congresso Nacional

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que trata dos precatórios da União, pode vir a postergar um montante de cerca de R$ 350 bilhões até 2030.

Segundo estimativas de técnicos do Congresso, com o teto anual implícito para as despesas com sentenças judiciais, a tendência é de acúmulo destas dívidas ao longo dos próximos anos. Até 2025, a estimativa é que os precatórios atrasados cheguem a R$ 118,9 bilhões.

Os cálculos levaram em consideração um pagamento de cerca de 10% dos precatórios com desconto de 40% para o setor privado, feito antes da emissão dos precatórios pela Justiça.

O percentual é tido como conservador, uma vez que a tendência é de maior adesão ao encontro de contas. Ainda assim, o estoque de dívidas ficaria elevado no decorrer desta próxima década – excluídas, inclusive, as despesas com precatórios de baixo montante (denominados de requisições de pequeno valor, que seriam supostamente pagas).

O estudo do Congresso levanta dúvidas sobre as consequências fiscais e contábeis dos precatórios para os próximos anos, trazendo alguma incerteza adicional sobre a alternativa apresentada pelos parlamentares e chancelada pelo governo.

Vale lembrar, contudo, que não há solução perfeita para a questão dos precatórios, sendo a alternativa posta à mesa a melhor construída entre os Três Poderes.

E Eu Com Isso?

O estudo técnico feito por especialistas do Congresso e divulgado nesta quinta-feira (14) pode levar a ajustes no parecer do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve ir ao plenário já na semana que vem.

Ao que tudo indica, contudo, eventuais mudanças apenas aperfeiçoariam o texto, não havendo grandes riscos para equipe econômica e mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A inflação e as diferentes percepções de cenário | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.