Levante Ideias - Congresso Nacional

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que trata dos precatórios da União, pode vir a postergar um montante de cerca de R$ 350 bilhões até 2030.

Segundo estimativas de técnicos do Congresso, com o teto anual implícito para as despesas com sentenças judiciais, a tendência é de acúmulo destas dívidas ao longo dos próximos anos. Até 2025, a estimativa é que os precatórios atrasados cheguem a R$ 118,9 bilhões.

Os cálculos levaram em consideração um pagamento de cerca de 10% dos precatórios com desconto de 40% para o setor privado, feito antes da emissão dos precatórios pela Justiça.

O percentual é tido como conservador, uma vez que a tendência é de maior adesão ao encontro de contas. Ainda assim, o estoque de dívidas ficaria elevado no decorrer desta próxima década – excluídas, inclusive, as despesas com precatórios de baixo montante (denominados de requisições de pequeno valor, que seriam supostamente pagas).

O estudo do Congresso levanta dúvidas sobre as consequências fiscais e contábeis dos precatórios para os próximos anos, trazendo alguma incerteza adicional sobre a alternativa apresentada pelos parlamentares e chancelada pelo governo.

Vale lembrar, contudo, que não há solução perfeita para a questão dos precatórios, sendo a alternativa posta à mesa a melhor construída entre os Três Poderes.

E Eu Com Isso?

O estudo técnico feito por especialistas do Congresso e divulgado nesta quinta-feira (14) pode levar a ajustes no parecer do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve ir ao plenário já na semana que vem.

Ao que tudo indica, contudo, eventuais mudanças apenas aperfeiçoariam o texto, não havendo grandes riscos para equipe econômica e mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A inflação e as diferentes percepções de cenário | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.