Levante Ideias - Bolsa de Valores

Otimismo com reabertura da economia americana

A segunda-feira (18) começou com o mercado americano em alta devido às notícias de que a reabertura da economia deverá começar em breve. As ações de montadoras como General Motors e Ford avançaram cerca de 2 por cento, e os papéis de companhias petrolíferas também subiram. Além da reabertura da economia, essas companhias foram beneficiadas pela alta do petróleo. No início da manhã, o barril de petróleo do tipo Brent, que serve de referência para a Petrobras, estava subindo mais de 6 por cento. Os contratos futuros para julho indicavam 34,50 dólares por barril. Com isso, os índices na Europa e os contratos futuros de S&P 500 avançavam de maneira uniforme, subindo cerca de 2 por cento no início dos negócios.

Boa parte do otimismo veio do mercado americano, devido às declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos). Powell, que costuma ser mais comunicativo do que a média dos banqueiros centrais americanos, afirmou em uma entrevista veiculada no domingo à noite que espera uma recuperação econômica americana já no segundo semestre, desde que não haja uma segunda onda do coronavírus. Segundo Powell, porém, a situação só voltará à normalidade quando houver uma vacina eficaz contra o vírus.

As notícias são boas. Nos últimos dias, Itália e Espanha registraram o menor número de mortes em três meses. Mesmo assim, as autoridades sanitárias permanecem cautelosas quanto aos prognósticos, e não descartam a hipótese de um recrudescimento nos casos após a volta da economia à normalidade. Não é possível decretar o fim da crise provocada pela pandemia. No entanto, pelo menos nos Estados Unidos, há um otimismo cauteloso de que o pior pode ter passado.

INDICADORES 1 – A edição mais recente do Boletim Focus mostra que os prognósticos para o crescimento da economia em 2020 voltaram a recuar. Agora, a expectativa média é de uma retração de 5,12 por cento no Produto Interno Bruto (PIB), um resultado pior do que os 4,11 por cento da semana passada. A queda na projeção, que superou um ponto percentual, foi a mais intensa das últimas semanas.

A taxa de câmbio prevista para o fim do ano subiu para 5,28 reais ante 5 reais na semana passada, e a taxa referencial de juros Selic esperada para dezembro voltou a recuar, caindo para 2,25 por cento ao ano ante os 2,50 por cento da estimativa anterior. A projeção para a inflação também caiu. O IPCA previsto para 2020 recuou para 1,59 por cento ante 1,76 por cento na semana anterior. 

INDICADORES 2 – O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 0,07 por cento em maio, bastante abaixo do 1,13 por cento de alta registrado em abril. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano é de 2,96 por cento. Em 12 meses, o acumulado é de 8,02 por cento, informou nesta manhã a Fundação Getulio Vargas.

Os preços ao consumidor registraram uma deflação (queda de preços) de 0,51 por cento em maio, após ter subido 0,33 por cento em abril. Segundo a FGV, a principal causa foi a queda de 8,49 por cento nos preços da gasolina. Porém, esse efeito deve acabar em breve, pois os levantamentos dos próximos meses devem refletir a alta de 22 por cento da gasolina nas refinarias em maio.

A animação dos mercados estendeu-se aos contratos futuros de Índice Bovespa, que começam o dia em alta significativa e acima de 80 mil pontos. Mesmo o cenário político, que permanece conturbado, não parece estar afetando o otimismo dos investidores no início da semana, com isso teremos uma forte alta para os ativos locais hoje.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petróleo e ações sobem com retomada da economia

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.