Levante Ideias - Brasilia

Orçamento de Guerra na Ordem do Dia

A PEC do Orçamento de Guerra, que cria um orçamento separado, em caráter excepcional, para o combate ao coronavírus deve ser votada hoje na Câmara dos Deputados. O projeto havia iniciado sua tramitação na Câmara, mas sofreu mudanças no Senado Federal, por isso necessita de nova votação na primeira Casa. 

O relator da PEC, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se ontem (28) com integrantes do governo e líderes partidários para chegar a um consenso sobre o texto final. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve pautar a discussão hoje em plenário. 

Entre os pontos de divergência, inseridos pelas mudanças no Senado, está a exigência para o BC comprar títulos de crédito que tenham um rating mínimo. Deputados argumentam que essa medida limitaria a atuação da autoridade monetária. Ainda, os parlamentares querem que o Banco Central possa atuar também no mercado primário – atualmente, a proposta só prevê a compra e venda de títulos pela autarquia no mercado secundário.

Apesar dos esforços de adiamento da PEC, tudo indica que ela deve ser votada hoje ou, no máximo, nos próximos dias. A iniciativa envolvendo o Banco Central é positiva para a economia, na medida em que o órgão poderá injetar uma quantidade significativa de dinheiro na economia em tempos de desaquecimento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Gabinete Anticaos – Ep. 31

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.