Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Orçamento aprovado

O Congresso Nacional aprovou, finalmente, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 nesta quinta-feira (25). O texto tramitou com celeridade no Plenário da Câmara e do Senado Federal, uma vez aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO), e teve apoio da maioria dos parlamentares – sendo aprovado na Câmara por 346 votos a 110 e no Senado por 60 votos a 12.

O relator-geral, senador Márcio Bittar (MDB-AC), fez diversos ajustes no projeto de lei original enviado pelo Poder Executivo, mas manteve a meta fiscal em déficit de 247,1 bilhões de reais. Ficaram de fora, contudo, outros ajustes considerados essenciais para calibrar a previsão de despesas no ano, podendo significar ameaça mais contundente ao teto de gastos.

Um exemplo é o salário mínimo e os gastos indexados a ele. Na proposta aprovada, considera-se um valor de 1.067 reais para o salário mínimo, que já está valendo 1.100 reais desde janeiro já que a inflação veio acima do previsto pelo governo.

Outra crítica feita ao texto final diz respeito ao remanejamento de 26,5 bilhões de reais de despesas obrigatórias para despesas destinadas a investimentos (discricionárias). O Ministério do Desenvolvimento Regional, com 10,2 bilhões de reais, e o Fundo Nacional de Saúde, com 8,3 bilhões de reais, foram os mais favorecidos pelas mudanças de última hora. A mudança na destinação de recursos foi possível por causa do cancelamento, entre outras, de dotações reservadas inicialmente pelo Executivo para quitar benefícios previdenciários urbanos e rurais (13,5 bilhões de reais), abono salarial (7,4 bilhões de reais) e seguro-desemprego (2,6 bilhões de reais).

Ocorre que, segundo cálculos do ministério da Economia, esses ajustes subestimam as despesas previdenciárias e, na realidade, vão faltar 8,5 bilhões de reais para cumprir com os dispêndios obrigatórios. A equipe econômica já projeta um ajuste de 17,6 bilhões em despesas discricionárias para conseguir atingir a meta do teto de gastos.

E Eu Com Isso?

A notícia da aprovação do orçamento é positiva. Lembrando que, por lei, a LOA do exercício orçamentário do ano deve teoricamente ser aprovada até o mês de dezembro do ano anterior, mas a pandemia e impasses sobre a instalação da CMO atrasaram a tramitação.

Com o atraso, um dos efeitos negativos foi o de pouca revisão dos pilares macroeconômicos que sustentam as projeções de despesas. Inclusive, não cabe ao Congresso revisar estimativas de despesas obrigatórias, abrindo perigoso precedente na questão orçamentária. Por isso, a preocupação – justificada – da equipe econômica com o orçamento deste ano e o risco de rompimento do teto de gastos.

O mercado deve reagir positivamente à aprovação do orçamento, mas limitar seu otimismo em função das manobras feitas de última hora pelos parlamentares. O governo terá que, ainda este ano, voltar a endereçar o tema.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre o Orçamento para 2021: Parecer do Orçamento 2021.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.