Onyx Lorenzoni deixa a Casa Civil
Como já havíamos previsto, a permanência do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Casa Civil tinha prazo de validade. Nesta quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro decidiu por destituí-lo do cargo para nomear o general Walter Braga Neto, chefe do Estado-Maior do Exército. O general comandou a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, em 2018.
A troca ainda não foi oficialmente realizada – inclusive, o vazamento da informação teria irritado o presidente –, mas a tendência é que Onyx vá assumir o Ministério da Cidadania, hoje comandado pelo ministro Osmar Terra (MDB-RS). Há, contudo, uma preocupação em não escantear o atual ministro da Cidadania, já que ele é o único representante do MDB na Esplanada. As modificações ocorrem logo após a nomeação de Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Marinho também deve ficar responsável, em parte, pela articulação política do governo no Congresso.
A dança das cadeiras consolida o núcleo militar como protagonista nesse novo ano de governo que se inicia. Todos os ministérios diretamente ligados ao Planalto (Casa Civil, Secretaria de Governo e Segurança Institucional) passam a ser ocupados por militares. A nova composição, com Rogério Marinho a frente da articulação política, pode render bons frutos para as reformas.
–
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Conjuntura política para 2020