Levante Ideias - Política Onyx

Onyx Lorenzoni deixa a Casa Civil

Onyx Lorenzoni deixa a Casa Civil

Como já havíamos previsto, a permanência do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Casa Civil tinha prazo de validade. Nesta quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro decidiu por destituí-lo do cargo para nomear o general Walter Braga Neto, chefe do Estado-Maior do Exército. O general comandou a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, em 2018.

A troca ainda não foi oficialmente realizada – inclusive, o vazamento da informação teria irritado o presidente –, mas a tendência é que Onyx vá assumir o Ministério da Cidadania, hoje comandado pelo ministro Osmar Terra (MDB-RS). Há, contudo, uma preocupação em não escantear o atual ministro da Cidadania, já que ele é o único representante do MDB na Esplanada. As modificações ocorrem logo após a nomeação de Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Marinho também deve ficar responsável, em parte, pela articulação política do governo no Congresso.

A dança das cadeiras consolida o núcleo militar como protagonista nesse novo ano de governo que se inicia. Todos os ministérios diretamente ligados ao Planalto (Casa Civil, Secretaria de Governo e Segurança Institucional) passam a ser ocupados por militares. A nova composição, com Rogério Marinho a frente da articulação política, pode render bons frutos para as reformas.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Conjuntura política para 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.