Levante Ideias - Rumo

Oferta de ações da Rumo

A Rumo (RAIL3) anunciou uma potencial oferta subsequente de ações (follow-on) com emissão primária, segundo fato relevante divulgado na noite do último domingo (26). O tamanho da oferta ainda não foi definido, e dependerá de autorizações regulatórias que podem viabilizar investimentos em projetos específicos.

Para a provável oferta se concretizar, esta deverá ser aprovada na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE) prevista para o próximo dia 11 de agosto. 

Conforme explicitado no fato relevante, a oferta será restrita (Instrução 476 da CVM), ou seja, deixará de fora quem não é acionista da empresa e será restrita aos investidores profissionais. A grande vantagem é a celeridade do processo, que normalmente dura menos do que 15 dias. Por isso, se aprovada, a oferta pode acontecer ainda em agosto.

A oferta primária vem em um momento que a companhia se depara com uma sequência de grandes projetos. Com alavancagem controlada (2,1 vezes dívida líquida/Ebitda) e cinco grandes bancos na coordenação, a notícia deve surpreender o mercado e, por isso, esperamos por um impacto positivo nas ações de Rumo (RAIL3/RLOG3) no curto prazo.

Uma pressão mais negativa sobre o preço das ações no curto prazo viria apenas mais próxima da data de definição de preço do follow-on, quando os investidores institucionais tradicionalmente tentam forçar o preço para baixo.

Mais do que deixar a Rumo pronta para novas licitações do Governo Federal, a oferta poderia trazer uma economia de quase 3 bilhões de reais com o pré-pagamento da renovação da concessão da Malha Paulista cuja dívida corre a uma significativa taxa de IPCA mais 11 por cento.

No início de julho, o grupo Cosan (CSAN3), controlador da Rumo, anunciou um processo de simplificação societária, abrindo caminho para operar como uma única holding e com as suas controladas listadas em bolsa. 

A união abre espaço para uma sucessão de eventos positivos como um futuro re-rating das ações da Cosan (CSAN3) por simplificação de estrutura societária, melhora de governança, mais liquidez, o que aumentaria o peso no índice e o investimento por parte de fundos passivos que replicam o Ibovespa.

Além da simplificação societária e a grande vitória recente com a renovação antecipada da Malha Paulista, o próximo grande catalisador para as ações da Rumo (RAIL3/RLOG3) é o projeto de extensão do Lucas do Rio Verde (ex-Sorriso). Além do pré-pagamento de outorgas, os eventuais recursos levantados também devem ser destinados para este projeto.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.