Levante Ideias - Crise Hídrica

O impacto da estiagem nas elétricas

As companhias de energia concentradas em geração hídrica já começam a sentir os efeitos da escassez de chuvas que se alastra no país em suas operações, prevendo impactos em seus resultados do segundo semestre de 2021.

Isso porque, devido à decisão de poupar o nível de água dos reservatórios, as companhias deverão comprar energia este ano para compensar a baixa geração de suas hidrelétricas de modo a complementar o que tinham inicialmente planejado.

Moacir Bertol, diretor geral da Copel (CPLE6), geradora hídrica, afirmou que quem tem base hídrica tem que administrar para fazer a operação dessa energia e amenizar os efeitos dessa exposição.

Além disso, é necessário que o setor como um todo comece a incorporar o efeito das mudanças climáticas à sua gestão, uma vez que os ciclos de secas, que antes eram de dez em dez anos, encurtaram para sete, o que altera a programação de grande parte das companhias.

Dado o atual cenário, a usina termelétrica GNA I, no Porto do Açu (RJ), recebeu autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para antecipar sua operação e entrar em operação comercial a partir de hoje, com o objetivo de contribuir no atendimento da demanda por energia elétrica em meio à crise no setor.

A unidade é operada pela Gás Natural Açu, joint venture formada pela petroleira BP, Siemens, SPIC Brasil e pela Prumo Logística, controlada pelo EIG, e possui capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW).

E Eu Com Isso?

A antecipação da usina termelétrica GNA I é positiva dado o atual cenário de escassez hídrica enfrentado. A título de exemplo, destacamos a relevância da antecipação da linha da Taesa (TAEE11), que adicionou 1,3 gigawatts (GW) na malha de transmissão.

Como a capacidade de escoamento contava com aproximadamente 10-12 GW, o acréscimo foi bem expressivo e tem auxiliado no atual cenário.

Da mesma forma, a entrada da operação da térmica de GNA chega em um momento crítico para auxílio do quadro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Copel vai vender Compagas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.