O concorrente de Trump
O resultado dos seis estados que foram às urnas nesta terça-feira (10) são claros: somente um milagre para tirar a vitória de Joe Biden nas primárias democratas.
Após retomar o favoritismo na Super Terça (3) e desbancar Sanders na contagem de delegados, o ex-vice de Obama teve mais um sólido desempenho ontem. Dos seis estados votantes, Biden venceu quatro (Idaho, Michigan, Mississippi e Missouri) e também disputa Washington State – ainda em apuração.
O grande destaque vai para Michigan, que elege 125 delegados na corrida. Biden teve uma confortável margem de 15 por cento sobre os votos de Sanders, desempenho maior até que Hillary Clinton, em 2016, contra o mesmo concorrente. Agora, na contagem total, o ex-vice presidente tem uma vantagem de cerca de 160 delegados sobre Sanders.
Os próximos estados votantes serão Arizona, Flórida, Illinois e Ohio. As eleições primárias nestes estados serão realizadas na próxima terça-feira, 17 de março.
A nomeação de Joe Biden como o candidato democrata é dada como praticamente certa pelos principais veículos de política e analistas. O establishment do partido optou por apoiá-lo em momento decisivo, tornando o caminho para a vitória de Sanders extremamente improvável. Assim, é somente uma questão de tempo para Biden consolidar sua vitória entre os democratas.
–
* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: “Comeback Joe Binden”