Investimentos sólidos no mercados - Levante Investimentos

O básico não sai de moda

Na dúvida, faça o básico. O conselho vale para comida, roupas e investimentos. Se o restaurante não é conhecido, peça um prato que não dá margem a erro. Na dúvida quanto ao traje, se você for homem, uma calça social, uma camisa neutra e um paletó resolvem 99 por cento das situações. E, se estiver em dúvida sobre quais ações comprar, siga o conselho do sempre correto Warren Buffett. Para ele, o melhor investimento são as ações de uma empresa sólida, lucrativa, pouco endividada, cujos negócios sejam estáveis e que ofereça boas barreiras de entrada à concorrência.

Onde encontrar essas ações? Vamos dar alguns exemplos. Na noite da segunda-feira, o Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou um lucro líquido de 6,4 bilhões de reais no primeiro trimestre, uma alta de 63,6 por cento em relação ao mesmo período de 2019. Ao comunicar o resultado, o banco comentou a evolução em seu processo de transformação digital. Porém, mais importante do que isso foi o fato de que a carteira de créditos avançou 4,2 por cento em relação ao trimestre anterior, e chegou a 906,3 bilhões de reais. O crescimento em relação ao mesmo período de 2020 foi de 15 por cento, graças ao crescimento dos empréstimos para grandes empresas, crédito imobiliário e financiamento de veículos.

O ponto para o qual desejo chamar sua atenção é que, apesar de tudo o que ocorreu durante o turbulento ano de 2020, o Itaú conseguiu ganhar dinheiro fazendo o que um banco faz: prestar serviços e conceder empréstimos para empresas produzirem e pessoas consumirem.

Não foi o único caso. Na semana passada, o Santander Brasil (SANB11) também apresentou resultados acima do esperado, o que provocou uma forte alta de suas ações no dia da divulgação. E amanhã, na quarta-feira (05) será a vez do Bradesco (BBDC4) anunciar seus resultados do primeiro trimestre. Não será surpresa se os números também vierem bons.

O que tudo isso quer dizer? Não há nenhum setor no mundo que esteja enfrentando um desafio estrutural tão intenso quando o sistema financeiro. A atividade bancária tradicional – captar dinheiro de quem tem excedentes e emprestar para quem precisa, cobrando um spread – está sob um violento ataque. De um lado, as autoridades endurecem a fiscalização. De outro, fintechs e gigantes de tecnologia querem abocanhar sua fatia desse negócio. Isso vale para o mercado internacional e para o Brasil, com uma multidão de fintechs testando o mercado de crédito, de pagamentos e de serviços bancários. Porém, aqui como lá, os bancos seguem sendo empresas grandes, sólidas e rentáveis. As fintechs vão reduzir os resultados dos bancos no médio e no longo prazo, especialmente na área de serviços. No entanto, isso não vai acabar com o negócio das instituições financeiras.

Esse raciocínio vale para qualquer atividade da economia. No fim do dia, banco bom para investir é o que empresta dinheiro com lucro. Mineradora boa é a que extrai, despacha e vende minério. Rede de varejo boa é que consegue comprar bem comprado e vender bem vendido. Os exemplos são muitos. E, em qualquer caso, nós, da Levante Ideias de Investimento, estamos ao seu lado para identificar e analisar os investimentos básicos que nunca tiram seus resultados de moda, e também os excepcionais – que são poucos, mas existem e não devem ser ignorados.

Cenário Internacional

Durante a manhã, o ânimo dos contratos futuros oscilou devido a rumores de que a força aérea chinesa havia invadido o espaço aéreo em Taiwan, o que poderia provocar uma deterioração não só da relação entre os dois países, como também comprometer a normalização das relações econômicas e políticas entre China e Estados Unidos. A questão geopolítica de Taiwan sempre foi um ponto de tensão, e uma deterioração adicional pode afetar a política e a economia dos dois principais parceiros comerciais do Brasil. Ficaremos atentos e traremos nossa análise para você.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 apresentam uma queda na manhã desta terça-feira devido à incerteza provocada pela invasão do espaço aéreo de Taiwan. Enquanto não houver novas notícias e maior clareza da situação, é provável que isso exerça uma pressão negativa sobre os mercados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Compre em maio e lucre.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Diários da CPI | Política sem Aspas

Chegou ao fim a primeira semana de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada no Senado Federal para apurar eventuais irregularidades e

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de

Read More »
Adidas - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Adidas do 1T21

A Adidas apresentou nesta sexta-feira (7), antes da abertura do mercado na Europa, os seus resultados do primeiro trimestre do ano de 2021. Os números

Read More »
Edifício da JHSF - JHSF3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da JHSF (JHSF3) do 1T21

A JHSF (JHSF3) apresentou nesta quinta-feira (6), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números da companhia vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel