Sequência de números - Gráficos e informações

Números macro e micro

A última semana de abril será movimentada pela divulgação de números relevantes para o investidor, tanto macroeconômicos quanto microeconômicos, nos Estados Unidos e no Brasil. Logo na terça-feira começa a reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), o Copom americano. Os prognósticos são de que nada mude e o Federal Reserve mantenha os juros perto de zero e a política monetária frouxa. Mais relevante do que a própria decisão, serão os comentários sobre ela. O que os investidores esperam ouvir é uma confirmação de que o BC americano vai continuar deixando a liquidez farta e o dinheiro barato por mais alguns trimestres, até que a economia se recupere totalmente.

Na manhã da quinta-feira, o Bureau of Economic Analysis deve divulgar a primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) americano do primeiro trimestre de 2021. Os prognósticos são de um crescimento de 5,0 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2020, um crescimento robusto após a retração de 2,3 por cento de 2020.

No lado micro, teremos a divulgação dos resultados do primeiro trimestre das gigantes de tecnologia, apelidadas de FAAMGs. São as iniciais de nomes como Facebook, Amazon, Apple, Microsoft e Google, além da montadora Tesla, de Elon Musk. Assim como os indicadores da economia, os resultados obtidos entre janeiro e março também poderão confirmar as expectativas que as grandes empresas americanas já superaram a pior fase da pandemia.

Também haverá números relevantes aqui no Brasil. Amanhã, terça-feira (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga o IPCA-15 de abril, uma prévia do IPCA, cuja divulgação está prevista para o dia 11 de maio. Segundo a edição mais recente do Relatório Focus, divulgada nesta manhã pelo Banco Central (BC), a mediana das projeções do IPCA para abril recuou para 0,38 por cento ante 0,40 por cento da semana anterior, e de 0,46 por cento há quatro semanas. No entanto, a projeção para o acumulado de 2021 voltou a subir. Na quinta-feira (29), a Fundação Getulio Vargas (FGV) deve anunciar o IGP-M de abril.

No lado micro, a Vale (VALE3) deverá divulgar seus resultados do primeiro trimestre nesta segunda-feira, além de outros resultados importantes na semana. Na quarta-feira começam a sair os números dos bancos, com a divulgação do resultado trimestral do Banco Santander.

Todos esses números, tanto indicadores macro quanto os resultados das empresas, vão pautar o sentimento dos investidores para as próximas semanas. São eles que vão confirmar (ou não) os bons prognósticos para a recuperação da economia que vêm sustentando altas sucessivas das ações. Nas últimas semanas, os índices internacionais vêm batendo recordes e mesmo o Ibovespa retornou à casa dos 120 mil pontos, com a percepção de que a economia global poderá vivenciar um momento único: atividade em recuperação e bancos centrais mantendo uma política expansionista.

Relatório Focus

A edição mais recente do Relatório Focus, divulgada nesta manhã pelo BC, mostra altas para as expectativas de inflação, medida pelo IPCA, e para a taxa Selic projetada para o fim de 2021. A expectativa de IPCA avançou de 4,92 por cento na semana passada para 5,01 por cento. Há quatro semanas, a projeção era de 4,81 por cento. As projeções para a Selic subiram para 5,50 por cento, ante 5,25 por cento da semana passada e 5,00 por cento há quatro semanas.

E Eu Com Isso?

A semana começa com os contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 em leve alta. Os prognósticos são positivos, mas o dia poderá ser marcado por uma volatilidade elevada à medida que os resultados das empresas americanas forem sendo divulgados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: A Petrobras permanece arriscada.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »
Levante Ideias - Tesla
E eu com isso

Resultados da Tesla (TSLA) do 2T21

A Tesla (TSLA), referência global no mercado de veículos elétricos, apresentou nesta segunda-feira (26), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel