Levante Ideias - Big Techs EECI

Números das “techs” decepcionam

Nem mesmo as boas notícias sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de diversos países europeus, divulgadas na manhã desta sexta-feira, foram capazes de animar os investidores. Na Alemanha, a economia cresceu 8,2 por cento no terceiro trimestre. Na França, o crescimento foi de 18,2 por cento nesse período. Na quinta-feira, os Estados Unidos haviam divulgado um crescimento de 7,4 por cento ante o segundo trimestre e de 33,1 por cento ante o mesmo período de 2019, ambos resultados melhores que as expectativas. No entanto, o que vem afetando o humor dos investidores na abertura dos negócios são os resultados das empresas de tecnologia.

As ações da Apple caíram 4 por cento no pré-mercado após a companhia informar a maior queda nas vendas do iPhone em dois anos, devido à demora no atraso do lançamento dos modelos compatíveis com a tecnologia 5G. As ações da Amazon caíram 1,4 por cento depois de a empresa anunciar uma previsão de aumento de custos devido à pandemia. E os papéis do Facebook recuaram 2 por cento depois de a empresa divulgar que espera um cenário adverso em 2021. A exceção foi a Alphabet, controladora do Google, cujas ações subiram 7 por cento depois de a empresa divulgar resultados do terceiro trimestre melhores do que o esperado.

O cenário global permanece negativo. Além da indefinição quanto a pacotes de ajuda econômica, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, os investidores temem a repercussão global da segunda onda da pandemia provocada pelo coronavírus. O fato de os Estados Unidos terem registrado a marca de 9 milhões de contaminados não ajudou a melhorar o humor. E, para piorar, a aproximação da eleição, marcada para a próxima terça-feira, e as perspectivas de que seu resultado possa ser contestado juridicamente se Trump perder acrescentam mais pessimismo à conta. E o fato de as grandes empresas de tecnologia, consideradas as vencedoras no cenário pós-pandemia, terem informado que as perspectivas não são tão róseas foi o que bastava para drenar o bom humor.

INDICADORES – A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,4 por cento nos três meses até agosto, acima dos 13,8 por cento registrado em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. A mediana das previsões era de que a taxa ficaria em 14,2 por cento por cento no período.

Os contratos futuros de S&P 500 estão em baixa, mas o Ibovespa futuro opera em leve alta, após as quedas da quarta-feira. A perspectiva é de uma recuperação técnica em um dia marcado por volatilidade, devido à véspera do feriado de 2 de novembro.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.