O setor de saneamento segue aquecido após aprovação da nova lei do setor, em 2020. Para os próximos meses, o BNDES já tem em vista seis novas concessões, com os primeiros sendo dois blocos regionais em Alagoas, que deverão ser licitados em 13 de dezembro – estes também sendo os primeiros lotes a serem estruturados nos padrões do novo marco legal.
Ao todo são seis leilões de saneamento programados para os próximos meses, com outros cinco projetos estaduais ainda sendo negociados.
Além dos dois projetos em Alagoas, a lista contempla um bloco no Rio de Janeiro, dois no Ceará e mais um na cidade de Porto Alegre (RS), com os contratos somando cerca de R$ 16,4 bilhões em investimentos, em sua totalidade.
Sobre os cinco leilões ainda em negociação, estes estão contemplados nos estados da Paraíba (dois blocos), Sergipe, Rondônia e na região do Jequitinhonha (Minas Gerais), com o BNDES também tendo se preparado para iniciar suas elaborações.
Apesar do avanço no portfólio para o setor, destacamos que o espaço para novos projetos é ainda elevado, com cerca de 78 novos blocos regionais tendo sido criados pelos estados e com outros 47 ainda em processo de aprovação.
Ainda que nem todos estes se convertam em concessões, o alto volume já traz uma indicação de potencial para os próximos anos.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para o setor de saneamento, com este aquecido diante dos novos projetos de desenvolvimento no radar, impulsionados pelo novo marco legal do mesmo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—