Levante Ideias - Ferrovia

Novo marco legal das ferrovias

Na segunda-feira (30), foi realizada a edição da Medida Provisória que institui o novo marco legal do transporte ferroviário pelo presidente Jair Bolsonaro.

Previamente anunciada pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a edição da MP tem como principal mudança a coexistência do regime de autorização com o modelo de concessões hoje praticado.

O regime de autorização consiste em um modelo onde o investidor privado pode permanecer com o empreendimento após o término do período de contratação, tornando-se o novo dono deste.

O modelo, largamente usado em outras indústrias, como telecomunicações e energia elétrica, visa reduzir as incertezas para o investidor interessado em ingressar no setor para a construção de ferrovias e aproveitamento de trechos pouco utilizados.

Nesse contexto, o governo tem como objetivo transformar em regime de autorização o prolongamento da Malha Norte (antiga Ferronorte), da Rumo.

Hoje, o trecho termina em Rondonópolis e ganharia outro trecho para chegar até Lucas do Rio Verde (MT).

Além deste, outros projetos já foram apresentados ao ministério por potenciais investidores, totalizando um montante de R$ 20 bilhões.

Dentre os projetos, destacam-se os trechos Sete Lagoas (MG) – São Mateus (ES), para atendimento de um novo porto privado, e Estrada de Ferro Carajás (EFC) – Alcântara (MA), com o mesmo intuito.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o setor de infraestrutura.

O modelo de autorização, amplamente usado em outros países, como os Estados Unidos, consiste em uma iniciativa interessante para promover os investimentos necessários do setor, hoje não plenamente atendidos com a modalidade de concessão.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Expansão da Rumo no MT.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.