Levante Ideias - Eletrobras

Novo capítulo sobre a privatização da Eletrobras

Em um novo capítulo rumo à privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6), a companhia convocou a AGE (Assembleia Geral Extraordinária), na qual serão discutidas as tratativas de sua capitalização, para 22 de fevereiro. Esta etapa é de suma importância para o processo, onde os acionistas deverão decidir detalhes importantes da operação.

A reunião ocorrerá no formato digital e terá uma pauta extensa. Além de votarem se autorizam a desestatização da empresa, os acionistas deverão decidir sobre uma série de outros pontos da operação. A título de exemplo, estes deverão convergir sobre os detalhes da reestruturação societária que transferirá os ativos Itaipu e Eletronuclear para a nova estatal criada para englobar os mesmos, denominada ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional).

Na AGE, os acionistas deverão ainda autorizar a companhia a pagar cerca de R$ 25 bilhões em outorga à União e cerca de R$ 32,1 bilhões à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). O pagamento tem o intuito de ajudar a amortizar os custos nas tarifas de energia no processo de descotização das usinas da empresa. A pauta da assembleia também incluiu a reforma do estatuto social da companhia, na qual acordos de acionistas deverão ser vedados.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a Eletrobras e suas ações (ELET3/ELET6) deverão reagir de acordo. O aval dos acionistas consiste em uma etapa importante do processo de privatização de uma empresa.

Uma vez que aprovados os itens da pauta da assembleia, caberá ao conselho de administração da companhia negociar e aprovar os termos e condições das ofertas de ações, como o cronograma e o preço. A privatização da Eletrobras está prevista para ocorrer no segundo trimestre de 2022.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Atualizações sobre oferta da Eletrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.