previdência

Nova Previdência deve ser votada hoje

Nova Previdência deve ser votada hoje

Após ser aprovada na Comissão Especial na semana passada, a Nova Previdência vem surpreendendo. Ela caminha a passos largos para ser aprovada ainda antes do recesso parlamentar – que começa exatamente daqui a uma semana. Durante a segunda e terça-feira desta semana, deputados, liderados por Rodrigo Maia, marcaram presença na Câmara para cumprir as duas sessões de debates necessárias para que a votação da reforma da Previdência fosse convocada.

Com quórum suficiente e apoio majoritário dos partidos de Centro, os trabalhos relacionados à discussão da matéria foram encerrados na madrugada de ontem para hoje. Assim, o caminho está livre para a votação, que pode ocorrer já hoje. Os deputados derrotaram requerimentos de adiamento de votação. O placar, de 331 votos contrários ao adiamento, é um bom termômetro para a votação do texto base. A liberação de emendas parlamentares foi crucial para que o governismo vencesse.

Existem pressões de grupos para que algumas mudanças ao texto sejam efetuadas: caso da bancada feminina com as regras para mulheres e da bancada da bala para policiais e outros agentes da segurança pública. Portanto, é provável que haja alguma desidratação no projeto (que hoje economiza 987 bilhões de reais em 10 anos) – mas ainda continuamos com a previsão de entre 750 e 900 bilhões de reais de economia.

A sessão de votação será aberta hoje, oficialmente, às 10h30. É esperada obstrução da oposição. 

E Eu Com Isso?

Após o feriado estadual de ontem, o Ibovespa deve abrir hoje em alta por conta do otimismo com a reforma da Previdência. Quem acompanha o diário de política sabe: até meados de junho, eu continuava confiante com a aprovação na Câmara no primeiro semestre. Acabei mudando de opinião devido a atrasos. Contudo, como a política tem seu próprio tempo, volta a ser possível a aprovação antes do recesso em dois turnos. Certamente, pelo menos em um turno.

Confira

Quer aprender a investir? Veja nossas dicas de como iniciar.

Presidencialismo de coalizão: o que é?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel