Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Mudanças no Plano Mais Brasil

O governo deve mudar sua estratégia para conseguir promover a agenda do Plano Mais Brasil, enviada no fim do ano passado ao Congresso. A proposta era composta por três Propostas de Emenda à Constituição (PECs): a PEC Emergencial, a PEC do pacto federativo e a PEC dos fundos públicos.

A PEC do pacto federativo tinha semelhanças com a PEC emergencial, mas – à época – imaginava-se que o primeiro projeto teria uma tramitação mais lenta do que o segundo, respectivamente. Com o início da tramitação no Senado, o líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), imaginava que as três medidas estariam aprovadas já em meados de julho deste ano. O coronavírus e a falta de uma articulação maior do governo frustraram os planos.

Com os planos frustrados, o Planalto vai abandonar a PEC Emergencial e reformulará a PEC do Pacto federativo, unificando os dois temas em um texto só, de modo mais enxuto e sem a presença de medidas mais controversas. Já a PEC dos fundos públicos, cuja tramitação é a mais avançada, deve ser retomada em agosto. O governo esperava arrecadar cerca de 220 bilhões de reais com a extinção de fundos, mas as negociações desidrataram o projeto e montante, agora, gira em torno de 130 bilhões.

Diz o ditado que o ótimo é inimigo do bom. Por um lado, haverá mudanças mais profundas nos textos e o desenho inicial do Plano Mais Brasil, idealizado por Guedes e sua equipe, deve ficar distante da nova realidade. Por outro, as mudanças das PECs devem torná-las viáveis diante de um calendário mais enxuto. A retirada de pontos polêmicos facilita a tramitação dos projetos. Será necessário ficar de olho no novo texto da PEC do pacto federativo e seu potencial de impacto fiscal, mas parece inevitável mudar a estratégia com o coronavírus no caminho – o pragmatismo, nesse caso, é um aliado da equipe econômica.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Guedes de olho na agenda pós-pandemia

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.