reforma da previdência

Mudanças na liderança

Após a votação do Fundeb, cujo resultado acabou não agradando Bolsonaro e a equipe econômica, o governo deve modificar as suas lideranças na Câmara dos Deputados. A aprovação do Fundeb contou com votos favoráveis de praticamente todos os parlamentares, com exceção de alguns quadros bolsonaristas. 

O governo, em um primeiro momento, se posicionava contra o aumento da contribuição do governo federal (de 10 para 20 por cento) no fundo, mas resolveu mudar a estratégia de última hora com o intuito de destinar parte destes recursos para o futuro programa de assistência social, o Renda Brasil. No final das contas, acabou não conseguindo nenhum dos dois objetivos. 

Com o revés, agora o Planalto prevê que as negociações no Congresso sejam todas chanceladas pelo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. O desentendimento entre a base aliada do governo também custou à deputada Bia Kicis (PSL-DF) o cargo de vice-líder do governo na Câmara. 

Interlocutores do presidente também estudam trocar a liderança do governo, hoje ocupada pelo deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO). O major é considerado um dos maiores apoiadores de Bolsonaro, mas sofre críticas de alguns deputados e até mesmo do general Ramos. Para o lugar de Vitor Hugo, o nome mais provável é o do deputado Ricardo Barros (PP-PR) – integrante do Centrão e ex-ministro da Saúde no governo Temer.

As mudanças nas lideranças de governo devem reforçar a articulação política do Executivo nas Casas, à medida que afasta quadros bolsonaristas considerados mais “radicais” para colocar deputados mais experientes e com melhor trânsito entre seus pares. Isso será fundamental para aumentar a base de apoio do governo no Congresso, nessa nova fase da relação entre os dois Poderes. 

Quanto melhor a articulação, melhor para as pautas reformistas. Sob um ponto de vista pragmático, a notícia deve ser de menor relevância para o mercado, mas bem recebida. Se houver algum impacto no preço do Ibovespa hoje, ele será levemente positivo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.