MRV-div-mrv

MRV (MRVE3) – Resultado operacional do primeiro trimestre de 2020

MRV (MRVE3) – Resultado operacional do primeiro trimestre de 2020

A construtora MRV (MRVE3) divulgou na quarta-feira (15) sua prévia operacional do primeiro trimestre de 2020. A companhia obteve o seu maior volume de vendas líquidas para um trimestre, totalizando 1,67 bilhão de reais, 27,9 por cento acima do primeiro trimestre de 2019. O cancelamento de vendas também foi o menor da história para um 1º trimestre, VGV de 123 milhões de reais, 27,8 por cento a menos que no 1T2019.

O volume de lançamentos atingiu Valor Geral de Vendas (VGV) de 1,08 bilhão de reais, número estável na comparação anual e mais de 50 por cento inferior ao do 4T2019.

O destaque negativo foi a queima de caixa de 183,5 milhões de reais no trimestre, afetado pelo descasamento na relação entre as suas vendas e os repasses relacionados com o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Das vendas líquidas do trimestre, o volume de repasse ficou em 64 por cento.

O resultado operacional da MRV foi bom em termos de vendas, mas bastante afetado pelo atraso no repasse do MCMV, o que ocasionou forte consumo de caixa no trimestre. Por essa razão, esperamos impacto negativo no preço de suas ações (MRVE3) no curto prazo.

No ano as suas ações registram queda de 37,6 por cento ante a queda de 31,8 por cento no Ibovespa.

Os dados confirmam a retomada do ciclo da construção civil iniciado no fim de 2018, confirmado em 2019, e que vinha acelerando ainda mais em 2020. Esperávamos a continuação de números operacionais vencedores no ano, após as construtoras fecharem o 2019 bem na foto.

Embora não tenha apresentado mais detalhes, o VGV dos lançamentos foi baixo devido ao adiamento de parte dos lançamentos previstos para o período por conta do fechamento dos seus pontos de venda, que ficaram inoperantes a partir de meados de março em decorrência das medidas de prevenção à covid-19. Ademais, a produção foi parcialmente paralisada apenas em alguns momentos e chegou a alcançar 20 por cento do total das suas obras, mas com efeito temporário.

O principal catalisador das ações da MRV será o comportamento do cancelamento de vendas bem como os seus repasses relacionado ao programa habitacional MCMV. Estes riscos afetam em especial a MRV devido a sua maior sensibilidade ao nível de renda e emprego da população.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: MRV divulga resultado do quarto trimestre

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel