Levante Ideias - Barragem Mariana

MP pede que Vale e BHP assumam dívida da Samarco

O imbróglio que envolve a recuperação judicial da mineradora Samarco ganhou mais um capítulo. Nesta quarta-feira (18), o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça o arresto cautelar dos bens da Vale (VALE3) e da australiana BHP, controladoras da Samarco, no valor de R$ 50,7 bilhões, correspondentes à totalidade das dívidas da Samarco, de acordo com o pedido de recuperação judicial.

O Ministério Público pediu ainda a suspensão da recuperação judicial da Samarco e a desconsideração de sua personalidade jurídica.

Tal medida busca responsabilizar os sócios da companhia para que respondam com seus bens pelo passivo incluído no processo. 

Para o Ministério Público, a recuperação judicial da Samarco está sendo utilizada como manobra pelas duas acionistas da empresa, a Vale e a BHP, para se esquivarem da responsabilidade pelo passivo da Samarco e receberem todos os valores já aportados na mineradora controlada.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as ações da Vale (VALE3) que encerraram o pregão desta quarta-feira com forte queda de 3,36%. 

Para o MP, a Vale e a BHP possuem responsabilidade direta sobre as obrigações socioambientais acarretadas pela tragédia da Samarco com o rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015.

A Samarco afirmou em nota que não foi notificada pelo MP de Minas Gerais reforçando que a recuperação judicial foi a alternativa encontrada para a empresa manter sua função social, os empregos e benefícios para as comunidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, possibilitando ainda a manutenção das ações de reparação e compensação dos danos relativos ao rompimento da barragem.

A Vale, assim como a Samarco, afirmou que não foi notificada sobre a ação do MP e que analisará se irá se manifestar nos autos. 

Em complemento, os preços do minério de ferro na China vem despencando, com queda de mais de 10% no último fechamento por lá, com temores da nova onda de Covid.

Tal motivo está acarretando em fechamento de portos e interrupção de diversas atividades da economia real no país, colocando uma trajetória ruim para as ações de mineração e siderurgia no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Vale (VALE3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - E-Commerce
E eu com isso

Infracommerce adquire concorrente

A Infracommerce (IFCM3), companhia integrada de soluções para o e-commerce desde a gestão das operações online até o fluxo logístico, anunciou um acordo final para

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O BC dará a tônica da semana

A última semana do terceiro trimestre de 2021 será pautada pelas declarações do Banco Central (BC). Além do Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (27), na

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Relator critica pressão

Designado para ser relator da Reforma Tributária que trata de mudanças no Imposto de Renda (IR), o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que não tem

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.