Brasília

Movimento em Brasília

Após um fim de semana bastante conturbado, com o presidente Jair Bolsonaro indicando novas mudanças em setores regulados e estatais, os próximos dias também devem ser quentes no Congresso Nacional. Na agenda, estão: PEC Emergencial, reforma tributária, instalação das comissões permanentes e a divulgação do cronograma do Orçamento 2021.

O parecer da PEC Emergencial deve ser apresentado às bancadas partidárias nesta segunda (22). O relator do texto, senador Márcio Bittar (MDB-AC) entregou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) o parecer sobre o tema na última sexta (19) – na proposta, estabelece-se gatilhos de congelamento de despesas quando os gastos atingem 95 por cento da arrecadação nos três níveis de governo e mecanismos para dar base jurídica para o novo auxílio emergencial, cujo valor ainda não está definido.

Além disso, espera-se a apresentação de um relatório da comissão mista da reforma tributária para, enfim, retomar os trabalhos sobre o tema no Senado Federal. Na semana passada, o governo concluiu um mapeamento das visões de diferentes setores da economia sobre a reforma tributária. Ao mesmo tempo, investidores estão atentos (e apreensivos) com relação a novas mudanças em setores regulados, como o de energia, após o anúncio feito pelo presidente Bolsonaro de que vai haver mais modificações políticas.

Por fim, a expectativa também é de instalação das comissões permanentes do Congresso Nacional, como as Comissões de Constituição e Justiça de ambas as casas, as comissões de assuntos econômicos, entre outras. Os trabalhos na Comissão Mista do Orçamento também devem avançar, com a definição de um calendário de análise, discussão e votação do texto a ser divulgado em breve.

E Eu Com Isso?

No que poderia ser uma semana mais positiva para investidores, com temas importantes para o fiscal e a economia brasileira avançando, não deve prosperar devido às interferências do presidente Bolsonaro nas estatais brasileiras. Nesse contexto, o clima será majoritariamente negativo e pode contaminar a percepção do mercado acerca da PEC Emergencial, que deve ser votada na próxima quinta-feira no Senado (25).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia maisO Paradoxo da Tolerância de Popper | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.