A Movida (MOVI3) está lançando um novo serviço no mercado: trata-se do “Movida Cargo”, cuja finalidade é alugar carros no modelo Fiorino (FIAT) para entregadores a serviço de alguma transportadora. Assim, as Pessoas Físicas poderão alugar esses veículos para prestarem tais serviços, em uma operação semelhante ao que as locadoras já oferecem aos motoristas de aplicativo (Uber).
Inicialmente, a Movida (MOVI3) disponibilizará 1.000 veículos para o segmento, sendo que 200 deles serão exclusivos para o Magazine Luiza (MGLU3), que ajudou a lançar o novo negócio. Os contratos serão de 12 a 36 meses e mensalidade deverá girar entre 1.500 reais e 2.000 reais.
Importante mencionar que este não foi o único investimento recente do Magalu na área logística. Na última sexta-feira (2), tivemos a notícia de mais duas aquisições realizada pela companhia: trata-se da GFL, uma plataforma que oferece serviços logísticos para o e-commerce com atuação no interior de SP e sul de Minas Gerais.
A GFL oferece diversos serviços na parte de logística para o varejo, incluindo “o same day delivery, a entrega last mile em até 2 dias, a logística reversa, e o first mile pick-up (coleta de produtos na loja ou depósito dos sellers)”. Atualmente são atendidos mais de 600 municípios e a empresa conta com mais de 800 motoristas. A empresa chega a realizar 500 mil entregas por mês.
A outra aquisição se trata da Sinclog, plataforma de tecnologia que presta serviços para 30 transportadoras (incluindo a própria GFL). Dentre as suas competências está a “gestão de cargas, emissão de documentos fiscais e averbações, controle das tabelas de frete e da remuneração dos motoristas, além de fornecer informações de qualidade e em tempo real e que irá possibilitar ao Magalu gerenciar de forma ainda mais eficiente as entregas de last mile da sua plataforma.”
Para a Movida (MOVI3) avaliamos esta notícia como positiva, pois demonstra o seu ímpeto em inovar e oferecer novas soluções para o mercado de locações de veículos. Contudo, acreditamos que a notícia não deve fazer preços no mercado. Por ora, este serviço não é capaz de mudar de forma estrutural a sua matriz de receitas/resultados. A companhia fechou o 2T20 com uma frota de mais de 105.000 veículos, logo, a adição destes 1.000 carros na sua frota, representará menos de 1 por cento da sua frota total.
No caso de Magazine Luiza, também avaliamos como positiva a aquisição. A nossa primeira leitura é que as adquiridas irão compor o “núcleo” Logbee, possibilitando o aumento de 50 por cento na sua capacidade de entrega. Esta foi mais uma aquisição que entra no “pacote” das anunciadas após o resultado do 2T20. É o Magalu reforçando seu ecossistema digital.
Apesar disso, a notícia não fez preços no mercado após o anúncio. As ações MGLU3 recuaram 4,2 por cento na sexta-feira (2), configurando uma das maiores quedas do Ibovespa, que fechou a sessão com desempenho negativo de 1,5 por cento.
Na essência, este novo serviço da Movida e as aquisições do Magazine Luiza surgem do “boom” do e-commerce e na necessidade das varejistas em atender da melhor forma seus clientes. Isto passa, sem dúvidas, pela entrega rápida e com qualidade, que depende i) desde o transporte dos produtos dos centros de estoque até uma distribuidora mais próxima aos grandes centros à ii) entrega da distribuidora até a residência do consumidor, etapa conhecida como entrega de última milha. Assim, a demanda por ativos logísticos de qualidade e serviços associados está alta no mercado.
Vemos o varejo digital como uma tendência inevitável. Esta realidade está revolucionando todo uma cadeia de serviços e produtos necessários para bem atender o consumidor, cada vez mais exigente em termos de preços, prazos e atendimento.
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