Levante Ideias - Jair Bolsonaro

Motos em São Paulo

Neste sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro promoveu uma manifestação de motociclistas a favor de seu governo na cidade de São Paulo.

Após eventos no Rio de Janeiro e em Brasília, foi a vez do passeio na capital paulista, saindo do Campo de Marte, na Zona Norte, percorrendo um trecho da Rodovia dos Bandeirantes – até a altura do município de Jundiaí – e finalizando o percurso nas imediações do Parque do Ibirapuera.

Após a conclusão do trajeto, Bolsonaro discursou para seus apoiadores, dando ênfase ao fim do pedágio para motos nas rodovias federais e à possibilidade de dispensar vacinados e recuperados de Covid-19 de usar máscaras.

Estiveram presentes na passeata os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas – este, muito aplaudido e até invocado como futuro governador do estado de São Paulo.

Posteriormente, parte dos apoiadores do governo fizeram questão de ressaltar o tamanho da manifestação pró-Bolsonaro, estimando cerca de 1,3 milhão de motos presentes.

A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, contudo, divulgou um número significativamente menor, estimando cerca de 12 mil motocicletas presentes na passeata.

A título de comparação, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contabilizou, em abril de 2021, uma frota total de cerca de 1,26 milhão de motocicletas, motonetas e ciclomotores na cidade de São Paulo.

Na região metropolitana da capital (composta por 39 municípios) são cerca de 2,1 milhões de veículos desta categoria.

Durante o ato, o governo do Estado multou o presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro Tarcísio por não usarem máscara durante a aparição pública.

Segundo a equipe de Saúde e Segurança Pública do estado, o valor da autuação é de R$ 552,71 e é fruto da necessidade de manutenção das medidas preventivas contra a Covid-19.

E Eu Com Isso?

O presidente tem promovido passeios de motocicleta nas capitais ao redor do país como forma de antecipar sua campanha à reeleição de 2022.

Apesar de negar, afirmando que as aparições públicas são uma forma de “prestação de contas”, Bolsonaro tem trabalhado em mobilizar sua base aliada e fazer frente às recentes manifestações de oposição, que ocorreram nas principais cidades do país.

Sem entrar no mérito da contagem de motocicletas, fato é que – até por questões estéticas e cobertura da imprensa – o evento deste sábado mobilizou seu eleitorado e demonstrou força política no maior e mais importante município brasileiro.

Vale lembrar que o governador do estado, João Dória (PSDB), tem a intenção de concorrer à Presidência em 2022 e é adversário político de Bolsonaro.

Com relação ao discurso feito ao final da passeata, não houve nenhuma novidade ou qualquer declaração mais polêmica do presidente.

O maior ponto de atenção para os mercados pode ser, justamente, algum efeito negativo advindo desta antecipação do clima eleitoral.

Com o presidente focado em reunir votos e engajar sua base, a agenda legislativa fica de lado e vai depender do esforço exclusivo de deputados e senadores, tornando, portanto, medidas mais polêmicas aos olhos da população praticamente inviáveis até 2023.

Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Em banho-maria | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.