alexandre-ramagem-rodrigues-tomaz-silva-ag-brasil

Moraes veta nomeação de Ramagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, acatou o mandado de segurança impetrado pelo PDT e determinou a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal. 

A posse de Ramagem estava marcada para a tarde de ontem, mas o ministro vetou a indicação ao entender que ela representaria ato abusivo por desvio de finalidade – sendo destinada ao aparelhamento da corporação. Moraes se baseou nas declarações de Sérgio Moro para afirmar que a indicação de Ramagem estaria em desacordo com os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e do interesse público. 

O governo acatou a decisão e Bolsonaro chegou a publicar um decreto em que cancelava a nomeação de Ramagem, mas fez questão de declarar, em entrevistas, que discorda da decisão do STF e que irá recorrer. 

Juridicamente, a questão da suspensão do nome de Ramagem é complexa. Não cabe ao Judiciário interferir em decisões de competência exclusiva do Executivo, apesar da nomeação ser moralmente questionável. Por outro lado, as interpretações de que os freios e contrapesos democráticos estão funcionando também são válidas. A interferência entre os poderes é mais um capítulo da politização do Judiciário – um caminho que abre precedentes perigosos. Do ponto de vista político, caso queira e se for a sua real finalidade, o presidente poderá facilmente contornar essa questão colocando outro nome de sua confiança.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Celso de Mello autoriza inquérito sobre Bolsonaro

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel