A Mobly (MBLY3) divulgou na noite de terça-feira (30), após fechamento do mercado, seus números referentes ao quarto trimestre de 2020. O resultado veio em linha com as expectativas na sua linha de receitas, decepcionado em seu Ebitda ajustado e lucro líquido.
A companhia reportou um expressivo crescimento em vendas no ano contra ano, com sua receita bruta avançando em 48,8 por cento no período, registrando 228 milhões de reais no 4T20. Como linhas de destaque, vemos o forte crescimento nas vendas em seu website, de 55,0 por cento no ano contra ano, seguido pelo aumento em seu marketplace, de 36,2 por cento, e em suas lojas, de 17,6 por cento. Sua receita líquida superou as expectativas, avançando em 43,3 por cento na comparação anual, totalizando 182,4 milhões de reais no quarto trimestre.
A margem bruta apresentou uma contração de 3,3 pontos percentuais na comparação anual, atingindo 37,9 por cento no 4T20. Este recuo ocorreu principalmente devido ao maior preço praticado pelos fornecedores devido à inflação de matérias-primas, a qual a Mobly optou por não repassar inteiramente aos seus consumidores, com o objetivo de se manter competitiva nas promoções do Black Friday.
A companhia ainda reportou um aumento de seus custos logísticos de 34,8 por cento na comparação anual, totalizando 28,9 milhões de reais no quarto trimestre, o que atribuiu a alta das despesas com transporte, devido à elevação do custo de frete de mercadorias, especialmente decorrente do aumento de suas vendas.
O Ebitda ajustado, que retira os itens não-recorrentes no período do Ebitda (métrica de geração operacional de caixa), apresentou uma expressiva queda, de 172,8 por cento na comparação anual, registrando -6 milhões de reais no 4T20. Importante notar que este valor sofreu o impacto de cerca de 7 milhões de contingências fiscais, referentes ao processo de afastamento da incidência do Imposto sobre Importação (IPI) na revenda de mercadorias importadas. Excluindo o impacto da cobrança de IPI, esta linha teria reportado um valor ligeiramente positivo.
A Mobly ainda apresentou forte contração de seu lucro líquido na comparação anual, de 686 mil reais no 4T19 para -23,7 milhões de reais no 4T20. No acumulado do ano, esse recuo foi de 5,3 por cento, registrando prejuízo de 40,3 milhões de reais em 2020.
E Eu Com Isso?
A Mobly reportou um resultado em linha com as expectativas, decepcionando em sua linha de Ebitda ajustado, impactada principalmente devido a uma cobrança pontual de IPI. Dessa forma, a expectativa é de um impacto levemente negativo no preço das ações (MBLY3) da companhia para o curto prazo.
A companhia ainda reportou em sua divulgação de resultados as suas expectativas para 2021, onde compartilhou perspectivas positivas devido a aceleração da penetração do e-commerce, a evolução de seu modelo de marketplace e as melhorias e novos desenvolvimentos em funções de tecnologias e funcionalidades de produtos.
Após recente abertura de capital da companhia (IPO), realizada em fevereiro de 2020, a companhia ainda anunciou que irá utilizar integralmente os recursos captados na oferta com: i) fortalecimento de seu capital de giro e estrutura de capital (50 por cento de seus recursos); ii) investimento em marketing e publicidade, on-line e televisivo (35 por cento de seus recursos); e iii) investimento em bens de capitais, incluindo a expansão de novas lojas físicas, centros de distribuições e desenvolvimento de tecnologia da informação interna (15 por cento de seus recursos).
Para o setor de móveis, mantemos uma visão construtiva, apoiada sobre a perspectiva de retomada da atividade ao decorrer de 2021, embora impactada momentaneamente pela mais recente onda da pandemia.
Nesse sentido, conforme verificado ao decorrer do ano passado, o setor foi propulsionado pelo fato de que, com o isolamento social imposto, consumidores passaram mais tempo em suas casas, estimulando o investimento em mobília e itens de decoração. Esse movimento foi capturado especialmente por companhias como a Mobly, que possui robusta presença digital através de sua madura plataforma de e-commerce e se beneficiou, assim, também da maior penetração das vendas on-line na economia. Dessa forma, vemos a empresa bem-posicionada para transitar em um ambiente de maior participação digital.
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