Foto panorâmica de Brasília

Novas regras para Medidas Provisórias (MPs)

Novas regras para Medidas Provisórias (MPs)

Na volta do recesso parlamentar, será promulgada uma emenda à Constituição que altera as regras e prazos de tramitação de Medidas Provisórias (MPs). Entre as mudanças, está o estabelecimento de prazos específicos para cada fase de tramitação. Agora, haverá 40 dias, não prorrogáveis, para cada uma das 3 etapas de tramitação. As etapas são: comissão mista, plenário da Câmara e plenário do Senado. No caso do Senado, na verdade, serão 30 dias. O prazo pode ser estendido em 10 dias caso haja alguma emenda à proposta,

Pela regra atual, a MP perde sua validade se não virar lei em até 120 dias. No entanto, grande parte desse período é consumido na comissão mista, tendo pouco tempo para análise nos plenários das casas. Nesse contexto, senadores ficavam bastante descontentes com os prazos apertadíssimos para votação de inúmeras Medidas Provisórias no início do ano. Assim, houve acordo para votar a nova PEC que mudaria as regras de tramitação. O tema era discutido, sem avanços, já há oito anos nas casas.

Outra mudança importante é a proibição de inclusão dos chamados “jabutis” no texto de MPs. Os jabutis eram temas não relacionados ao texto da MP, mas que entravam de última hora devido à facilidade de aprovação e força de lei das Medidas Provisórias. Agora, passa a ser vedado o acréscimo de pontos que não tenham relação de afinidade, pertinência ou conexão com o objeto da MP.

E Eu Com Isso?

A mudança deve promover alterações na relação entre Executivo e Legislativo. Isto porque agora as MPs necessariamente terão mais tempo de discussão nos plenários de ambas as casas legislativas. Lembrando que uma Medida Provisória é um mecanismo de lei que o Executivo usa para que as mudanças possam entrar em vigor no momento de sua edição. As MPs, porém, precisam virar lei – passando pelo Congresso – senão perdem sua validade.

Confira

5 Medidas Para Depois da Reforma da Previdência

Brasília (um tanto quanto) apreensiva

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.