Levante Ideias - Remédio

Liberado o reajuste nos medicamentos

Após dois meses sem permissão para reajustar os preços dos medicamentos, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou as farmacêuticas a aumentar o preço dos produtos em 4 por cento em média. O aumento foi definido por meio de um cálculo realizado pelo órgão e que envolve tanto a inflação oficial medida pelo IPCA como outros fatores mais apropriados para o setor, a citar a variação cambial, as tarifas de eletricidade e o preço dos insumos.

Após a disseminação da Covid-19 no mundo e no Brasil, o Governo Federal entrou em comum acordo com as entidades do setor para suspender o reajuste anual realizado sempre no mês de abril no preço dos medicamentos.

A notícia é positiva para as companhias do setor na bolsa (Panvel, Raia Drogasil, Hypera) mas acreditamos que o impacto nas ações é neutro no curto prazo, pois a informação já está no preço das ações.

O principal aspecto positivo é a possibilidade de repassar o grande aumento dos custos do último ano no preço de venda, principalmente associado ao dólar, visto que boa parte dos insumos são cotados na moeda estrangeira. Entre abr/19 e mai/20, a valorização da moeda é de 40,3 por cento.

Dessa forma, embora o aumento não seja muito expressivo, o reajuste traz um alívio nos custos associados aos produtos e consequentemente nas margens das companhias do setor.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Vacina contra o Coronavírus faz preço nos mercados: um medicamento é apenas questão de tempo

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.