bndes

Levy pede demissão do BNDES

Levy pede demissão do BNDES

Neste domingo, o economista Joaquim Levy pediu demissão do cargo de presidente do BNDES. A decisão de Levy se deu após Bolsonaro criticá-lo duramente no sábado (15), em função de uma nomeação de segundo escalão no banco. Bolsonaro “fritou” o economista, que não hesitou em sair. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chancelou as críticas do presidente. Dessa forma, demonstrou que a gestão Levy não vinha agradando já há algum tempo.

Para o cargo, estão no radar nomes como: Gustavo Franco, ex-presidente do BC; Salim Matar, secretário de desestatização do governo; Carlos da Costa, também do ministério da Economia e ex-diretor do BNDES; e Solange Paiva Vieira, superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados). O anúncio do novo presidente não deve demorar, dada a necessidade de uma resposta contundente para o setor privado.

E Eu Com Isso?

A demissão de Joaquim Levy deve repercutir negativamente no mercado doméstico, mas não deve promover grande crise. Desde que o governo mantenha as diretrizes para o banco e traga um nome de peso para substituir o economista de saída, o efeito negativo deve ser neutralizado ainda no curto prazo. No entanto, vale se atentar à eventual ingerência política de Bolsonaro: é a primeira demissão no ministério da Economia e, apesar de Guedes ter endossado o presidente, os motivos parecem muito mais ideológicos do que propriamente da gestão.  

Confira

Economia estagnada, governo paralisado

A Probabilidade dos Eventos Improváveis

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.