TAM_PT-MSYcredits-RODRIGO-COZZATO_LATAM-2-e1462292502521

Latam pode demitir até 2,7 mil após impasse em negociação

Em meio a negociações de redução de jornada, a Latam está propondo flexibilizar a convenção coletiva, com novas regras de remuneração de tripulantes.

A Latam apresentou duas propostas ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Na primeira proposta, caso a adesão aos programas voluntários não alcance 2 mil comissários e 700 pilotos, a empresa fará demissões até atingir o número. E os 4.965 tripulantes restantes terão a jornada reduzida em 50 por cento. A segunda proposta prevê trabalho em meio período (redução de 50 por cento de jornada) para todo o quadro de tripulantes até dezembro de 2021.

No entanto, a proposta de mudança permanente no plano de remuneração tem levado a um impasse nas negociações com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). O presidente do SNA, Ondino Dutra, pediu publicamente a demissão do presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, durante uma transmissão ao vivo no dia 17 de junho.

A notícia expõe novamente a fragilidade atual do setor aéreo diante de programas de demissão voluntária e redução de jornada. Entretanto, acreditamos que o impasse da Latam não deve impactar as ações da Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) no curto prazo.

No início de junho, a Gol já teve seu acordo coletivo aprovado pelo SNA. O acordo prevê programas de demissão voluntária (PDV), de licença não remunerada e de redução de salários e jornada em 50 por cento até o fim de 2021.

A proposta da Azul tem termos similares aos da Gol e deve ser votada na terça e quarta-feira, com expectativa de ser aprovada.

Com o setor aéreo fortemente atingido pela pandemia de Covid-19 em todo o mundo, a Latam pediu recuperação judicial nos Estados Unidos e no Chile e encerrou suas operações na Argentina.

No Brasil, a empresa tenta levantar crédito junto ao BNDES e anunciou um plano de compartilhamento de voos com a Azul, previsto para funcionar a partir de agosto.

O principal catalisador para as ações do setor aéreo é o término da quarentena e a reabertura da economia, mas acreditamos que as viagens não serão retomadas no curto prazo enquanto não houver uma vacina para a Covid-19, o que deve levar tempo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Aéreas: Latam avalia possível pedido de recuperação Judicial

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.