Na noite desta quinta-feira (26), após o fechamento do mercado, os acionistas minoritários aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a proposta de incorporação da empresa Sogemar, detentora dos direitos da marca “Klabin”.
A votação teve 98,2 por cento de votos favoráveis, desconsiderando as abstenções. A aprovação resultará no fim do pagamento de royalties à família controladora, atualmente com remuneração estabelecida em 1,36 por cento sobre a receita líquida nos produtos de papel cartão e papelão ondulado identificado com a marca.
Impactos na prática
A notícia é positiva para a Klabin, efetivando a melhora na governança corporativa de maneira definitiva na companhia, tirando de seu balanço um contrato que, a nosso ver, representa um dividendo disfarçado exclusivo para os acionistas controladores.
Apesar de a aprovação já ser esperada pelo mercado, a definição tira da frente qualquer possibilidade de reversão de expectativas, o que pode impactar positivamente no preço das ações no curto prazo.
Serão emitidas 69,4 milhões de ações ordinárias (KLBN3), o representa aumento de 3,4 por cento na quantidade de ações ON, com valor de mercado de 325,5 milhões de reais.
Por último, destacamos que ainda está no radar o desinvestimento de 7,5 por cento de participação detida pelo BNDES na empresa, que será vendida na bolsa, o que pode ainda pressionar levemente as ações para baixo.