Levante Ideias - Helbor HBOR3

Helbor (HBOR3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Helbor (HBOR3) divulgou nesta terça-feira (16), após o fechamento dos mercados, o resultado do primeiro trimestre de 2020. Os números foram positivos, com destaque para o primeiro lucro líquido registrado após 13 trimestres consecutivos de resultados negativos. Já a receita líquida e a geração de caixa vieram dentro do esperado.

Os principais destaques positivos foram: i) redução do estoque pronto; ii) geração de caixa pelo oitavo trimestre consecutivo de 49,1 milhões de reais; iii) aumento significativo na margem bruta ajustada e; iv) melhora no resultado financeiro reflexo da redução no nível de endividamento.

Do lado negativo, foi possível perceber um aumento considerável no cancelamento de vendas (distratos). Porém, esta informação já era pública desde a divulgação da prévia operacional.

Como a empresa antecipou seus lançamentos para o quarto trimestre de 2019, não houve novos lançamentos no primeiro trimestre deste ano.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da Helbor (HBOR3) no curto prazo. 

Como a Helbor já havia divulgado um resultado operacional em meados de abril, as notícias ruins como o aumento dos cancelamentos de vendas (distratos), por exemplo, já haviam sido absorvidas pelo mercado. O resultado trimestral, porém, trouxe novidades positivas.

A prévia operacional já havia mostrado bons números de vendas contratadas, especialmente vendas de estoques prontos, e volume de entregas, o que de fato impulsionou a geração de caixa no trimestre (49,1 milhões de reais). O volume de vendas atingiu 242 milhões (parte Helbor), o maior volume de vendas dos últimos seis anos, mesmo em um trimestre sem lançamentos.

Apesar disso, os distratos representaram 23,4 por cento das vendas brutas no trimestre, bem acima dos 9,8 por cento registrados no trimestre anterior. O lado positivo é que 72 por cento do forte volume de vendas correspondem a unidades concluídas, o que deve se traduzir em geração de caixa para a companhia.

A receita líquida atingiu 259 milhões de reais no trimestre, aumento de 11 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019. A margem bruta ajustada ficou em 36,8 por cento, significativamente superior aos 30,5 por cento no mesmo período de 2019 e aos 16,4 por cento no quarto trimestre de 2019.

A empresa também conseguiu reduzir as despesas gerais e administrativas no primeiro trimestre, redução de 8 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Na última linha, houve reversão de prejuízo para lucro líquido. No primeiro trimestre de 2020, o resultado líquido do controlador ficou positivo em 5,4 milhões de reais. A melhora foi expressiva se comparado ao primeiro e ao quarto trimestres de 2019, quando foi registrado resultado negativo de 39,2 milhões e 26,9 milhões, respectivamente.

O endividamento bruto total da Helbor era de 1,41 bilhão de reais, dos quais 321 milhões com vencimento nos próximos 12 meses. Entretanto, a companhia declarou ter um caixa de 538,8 milhões, reforçado pelos recursos provenientes de sua oferta pública subsequente de ações (follow-on) realizada em outubro de 2019. A relação dívida líquida sobre patrimônio líquido era de 69 por cento em março deste ano.

Em um primeiro momento, a foto dos números da companhia pode não impressionar, mas a sequência dos resultados deixa claro o processo de retomada operacional que a empresa vive. Embora não tenha havido paralisação no setor de construção e as obras continuem em ritmo normal, a empresa informou que os lançamentos seguem suspensos até que se desenhe um cenário mais claro da atual situação econômica do país e da pandemia do coronavírus.

O segundo trimestre de 2020 deverá ser bem fraco em termos de vendas contratadas, pois os estandes de vendas foram abertos apenas em junho, com queda mais forte nas vendas no segmento de média e alta renda, pois a compra do imóvel “upgrade” foi adiada devido à pandemia da Covid-19.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia mais sobre a empresa: Números da Helbor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.