Levante Ideias - Análise dados

Helbor (HBOR3) e MRV (MRVE3) divulgam resultado operacional

Helbor (HBOR3) e MRV (MRVE3) divulgam resultado operacional

A incorporadora Helbor e a construtora MRV divulgaram na quinta-feira (16) sua prévia operacional do quarto trimestre e de 2019. A Helbor informou que no 4T19 houve lançamento de quatro empreendimentos residenciais sendo 2 na cidade de São Paulo (Helbor Edition Vila Madalena e Helbor My Square – Freguesia do Ó), 1 empreendimento em Mogi das Cruzes e 1 empreendimento em Barueri, totalizando 365 milhões de reais.

Em 2019, os lançamentos da Helbor atingiram 906,3 milhões de reais, aumento de 124,6 por cento em relação a 2018.

Houve também a aquisição de três novos terrenos para desenvolvimento de empreendimentos residenciais na cidade de São Paulo, na região da Avenida Faria Lima.

A velocidade de vendas atingiu 20 por cento no quarto trimestre e de 2019, praticamente o dobro da velocidade apresentada no mesmo período de 2018 que registrou 10,4 por cento.

Entre os principais destaques da prévia da MRV, está o melhor ano da história de lançamentos da companhia em Valor Geral de Vendas (VGV), ao crescer 7,4 por cento em relação a 2018 e o menor volume histórico de distratos em um ano ao cair 50,6 por cento em relação a 2018.

Apesar disso, as vendas líquidas não decolaram ao aumentarem apenas 3,4 por cento em relação a 2018. Outro aspecto negativo foi a queima de caixa de 34,1 milhões de reais no trimestre.

A prévia operacional de Helbor veio acima das expectativas e, por isso, esperamos impacto positivo no preço de suas ações (HBOR3) no curto prazo.

Por outro lado, o resultado operacional da MRV veio mais fraco do que o esperado, com destaque negativo para o crescimento mais fraco das vendas e o consumo de caixa no trimestre. Portanto, esperamos impacto negativo no preço das ações (MRVE3) no curto prazo.

Os dados confirmam a retomada a do setor de construção civil em 2019, especialmente para o segmento de média e alta renda. Ano passado, as ações da Helbor (HBOR3) se valorizaram +201,3 por cento enquanto as ações da MRV (MRVE3) avançaram +85,7 no mesmo período, comparado à alta de +70,5 por cento no IMOB no mesmo período.

Acreditamos que o momento deve permanecer positivo para o setor de construção civil em 2020, especialmente o segmento mais voltado à média e alta renda na cidade de São Paulo.

Reforçamos a nossa preferência pelas construtoras mais voltadas ao segmento de média e alta renda, em detrimento das empresas mais voltadas à baixa renda e expostas ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Helbor anuncia venda de ativos – (HBOR3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.