Levante Ideias - Análise de dados

Há economia após a Covid-19

Há economia após a Covid-19. Essa é a conclusão dos resultados da economia chinesa no terceiro trimestre, divulgados nesta madrugada pelo governo. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês avançou 4,9 por cento no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, e 2,7 por cento na comparação com o segundo trimestre deste ano. No acumulado dos nove primeiros meses de 2020, o crescimento foi de 0,7 por cento em comparação com o mesmo período de 2019. “De um modo geral, a economia nacional continuou em recuperação”, informou o Escritório Nacional de Estatísticas, o IBGE chinês, em um comunicado. O crescimento trimestral veio abaixo das expectativas, que eram de um avanço de 5,2 por cento. No entanto, as expectativas são de que a China continue divulgando boas notícias, pois a pandemia parece estar controlada por lá.

As projeções de crescimento da China para o ano estão na casa dos 2 por cento, um resultado superior ao que se previa no início do ano. Nos primeiros meses de 2020, o impacto da pandemia prometia levar o PIB chinês a uma queda profunda. No entanto, a economia chinesa mostrou uma capacidade surpreendente de recuperação, o que deve elevar sua importância no quadro econômico global. O PIB chinês deve representar pelo menos 30 por cento do crescimento econômico mundial em 2020 e provavelmente nos próximos dois anos.

Não foi a única notícia positiva no cenário internacional. Em mais uma das dezenas de idas e vindas na negociação do pacote de estímulo à economia americana, Nancy Pelosi, a deputada democrata presidente da Câmara dos Deputados afirmou, ao longo do fim de semana, ainda estar otimista quanto a um acordo ser fechado antes das eleições de 3 de novembro. Foi apenas mais uma das diversas declarações contraditórias registradas ao longo das últimas semanas, mas serviu para manter o ânimo dos investidores que havia melhorado devido às boas notícias da economia chinesa.

A retomada do crescimento chinês é benéfica para o Brasil, grande exportador de commodities para a China. Apesar de parceiros comerciais importantes do país asiático, como os Estados Unidos e a Europa, ainda terem um período difícil pela frente devido ao recrudescimento da contaminação pelo coronavírus, as indústrias chinesas deverão continuar comprando commodities brasileiras. Além disso, o quadro brasileiro parece estar se estabilizando. O Brasil completou uma semana com curva de mortes por Covid-19 em queda, com média móvel em 483 óbitos, após um mês de estabilidade. No boletim de domingo (18), foram 195 mortes segundo o consórcio dos veículos de imprensa. Ao todo, são 153,8 mil mortos e 5,2 milhões de casos de contaminação.

BOLETIM FOCUS – Mais uma vez os prognósticos para a inflação deste ano e para a taxa de câmbio no encerramento de 2020 subiram. Segundo a edição mais recente do Boletim Focus, divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (19), a expectativa do IPCA subiu para 2,65 por cento, ante 2,47 por cento na semana anterior. O dólar previsto para dezembro avançou para 5,35 reais, ante os 5,30 reais da semana passada e os 5,25 reais de há quatro semanas. E a estimativa para o PIB avançou levemente, para uma retração de 5,00 por cento, ante a queda de 5,03 por cento prevista na semana passada. Como há vários meses, a taxa Selic prevista para dezembro continua em 2,00 por cento.

As boas notícias da economia chinesa e o aumento das probabilidades de que o Congresso e o Executivo americanos se acertem para definir um pacote de ajuda estimularam os pregões no início desta segunda-feira. Os contratos futuro de Ibovespa com vencimento para dezembro estão em alta de 0,5 por cento, e a alta dos contratos futuros do índice americano S&P 500 superam 0,7 por cento.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.