Levante Ideias - Congresso Nacional

Fora dos planos

Considerada madura para ir a plenário nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, ou PEC dos Precatórios, teve sua votação adiada para a quarta-feira que vem (3), após o feriado de Finados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tinha confiança de que a votação estaria encaminhada para a manhã desta quinta-feira (28), mesmo com a obstrução da oposição – realizada nas sessões de terça e quarta.

Por ser uma PEC, a proposta precisa de, no mínimo, 308 votos favoráveis no plenário (três quintos dos deputados – maioria qualificada) e necessita de validação em dois turnos.

No entanto, em longa reunião com líderes partidários na madrugada desta quarta para quinta, o governo e o presidente da Casa perceberam que poderia não haver quórum suficiente para o encaminhamento da proposta.

Isto porque, na primeira semana da volta presencial dos trabalhos na Câmara, parte dos deputados ainda está receoso de voltar ou encontra-se em trânsito e não pode registrar seu voto.

Nesse sentido, decidiu-se recuar da votação de hoje pela manhã. O sinal amarelo já havia sido ligado quando, na quarta, o plenário rejeitou um requerimento de retirada da PEC de pauta por “apenas” 256 votos.

Já se admite, nos bastidores, que o texto passará por alguns ajustes antes da votação, até para diminuir as resistências da oposição.

Partidos que fazem frente ao governo estão particularmente preocupados com o pagamento de precatórios para professores – que poderia ser afetado pela medida.

E Eu Com Isso?

Apesar do revés de curto prazo no calendário de votação, tudo se encaminha para uma aprovação, em primeiro turno, da PEC na próxima quarta-feira (3). O segundo turno, porém, deve ficar para a semana seguinte em função de prazos regimentais.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fim da CPI da Covid.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.